Vale a pena tirar uma licenciatura em Portugal? Sim, e de que maneira!

Inspiring Future
10 Abril 2017
 
A resposta é dada através de um estudo da OCDE, que indica que os portugueses licenciados acabaram por ver o esforço financeiro de frequentar o ensino superior compensado. Basicamente, depois de saíres da faculdade, vais ganhar mais do que ganharias se fosses diretamente para o mercado de trabalho. Até aqui, tudo faz sentido: se investes é suposto que isso dê um retorno. A questão é que o retorno é bem maior do que aquilo que se possa pensar ao primeiro instante.
 
Faz uma pausa nas notificações e nos filtros do Insta e repara nestes números: bastava ganhares mais 17% do valor que ganhavas caso trabalhasses durante o curso ou não tivesses qualificações para recuperar o investimento feito na licenciatura. Contudo, o que acontece é que, em média, os portugueses licenciados são compensados com um valor de 103,8%. 
 
Este acaba por ser um bom indicador também para os cofres do Estado. Com os trabalhadores qualificados a ganharem mais dinheiro mensalmente, os impostos que incidem sobre os salários também vão recolher mais verbas para o erário público (sabes o que é o erário público? Então carrega aqui.)
 
Caso querias saber como estamos em relação aos outros países, podes consultar aqui os dados completos do estudo da OCDE
 


DEIXA UM COMENTÁRIO