Pedidos de revisão de exame subiram a nota a 75% dos alunos

Inspiring Future
5 Setembro 2019

5095 alunos recorreram a ferramenta de Reapreciação de Prova no conjunto das 1ª e 2ª fases dos Exames Nacionais e 75% acabou por ver a nota subida.

Este é um mecanismo disponível depois de os estudantes receberem as notas e está ao alcance de todos aqueles que se mostrarem insatisfeitos com a mesma, tendo fundamento para discordar da avaliação.

A disciplina mais visada foi o Português, onde 1555 alunos submeteram o pedido de reapreciação. Em alguns casos, a nota subiu por serem eliminados os descontos originais por causa da caligrafia, como conta este artigo do Jornal de Notícias.

Contudo, usufruir desta ferramenta não significa necessariamente a subida ou sequer manutenção de nota - esta pode também descer, como explicamos no artigo O que acontece se pedir Reapreciação de Prova?:

"Isto é uma solução que pode ser arriscada, visto que a nota pode subir ou descer com a reapreciação. Portanto, se estiveres confiante e achares que tens mais a ganhar do que a perder, avança! No entanto, se a nota descer, ficas com a nota mais baixa do que aquela que tinhas antes de ir a repreciação!"