Melhora a tua escola com a ajuda do Orçamento Participativo

Luís Alves Vicente
Editor Inspiring Future
22 Janeiro 2018

O orçamento participativo das escolas é uma cena brutal!! Imagina que a tua escola tem problemas (há sempre problemas portanto não deve ser difícil). Agora imagina-te com dinheiro para resolver esse problema! Pode acontecer! Basta que a tua ideia tenha pés e cabeça! E não tem de ser necessariamente um problema estrutural. Pode ser uma cena relacionada com falta de atividades artísticas ou desportivas, por exemplo. Deve ser uma coisa que beneficie a comunidade escolar!

O objetivo é estimular a participação democrática dos estudantes, valorizando as suas opiniões, e a sua capacidade argumentativa, reflexiva e de mobilização coletiva, assim como o seu conhecimento prático de alguns mecanismos básicos da vida democrática.

O que tens de fazer?

  • Explicar num texto a tua ideia, com um máximo de 1000 palavras
  • Entregar na secretária da tua escola até ao final do mês de fevereiro.
  • Podes fazê-lo sozinho ou em grupo (máximo de 5 estudantes)
  • Tens de ter o apoio de 5% dos alunos da tua escola – para isso eles têm que que se identificar na tua proposta – escrevem o nome, número de estudante e assinam.
  • Partilhares a proposta com o diretor da escola/agrupamento ou com o coordenador local do Orçamento Participativo da Escola, presencialmente ou através de correio electrónico que a escola tenha. Pergunta

Regras

  • Não exceda o montante orçamental (dizemos te qual é mais abaixo)
  • Possa ser executada durante o presente ano civil,
  • Identifique, claramente, uma melhoria pretendida na escola, através da aquisição de bens e/ou serviços que sejam necessários ou convenientes para a beneficiação do espaço escolar e/ou da forma da sua utilização ou destinados a melhorar os processos de ensino aprendizagem e do qual possam beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar,
  • Tenha o apoio expresso de 5% dos estudantes do 3º ciclo e do ensino secundário da escola.
  • Não são consideradas propostas que apenas beneficiem o grupo de alunos que as apresentam, que esgotem a sua finalidade no ano em que são implementadas (exemplo: visita de estudo para a turma x;….)
  • Propostas que sejam contrárias à lei - tipo querer que a invejosa do 11º B desmaie por tempo indeterminado.

Como sei qual é o orçamento da minha escola?

No caso dos estabelecimentos de ensino com menos de 500 alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, o OPEscolas disponibiliza um montante de €500. No caso dos estabelecimentos de ensino com mais de 500 alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, o valor disponibilizado é equivalente a € 1 por cada aluno a frequentar estes ciclos de ensino.


DEIXA UM COMENTÁRIO