Já foste buscar os teus manuais escolares gratuitos?

Francisco Oliveira
Editor Inspiring Future
1 setembro 2020

No início de agosto foram lançados os vouchers da plataforma MEGA. Para que é que servem os vouchers e a plataforma? Para te dar manuais escolares gratuitos!

 

Oferecer os Manuais Escolares faz parte de uma das medidas do Governo para facilitar a vidas das famílias no que diz respeito ao investimento que a Educação implica. Neste artigo vamos explicar como é que podes ter os manuais gratuitos.

 

Como é que tenho os vouchers e depois os Livros?

O teu encarregado de educação tem de registar-se na plataforma da MEGA, em www.manuaisescolares.pt, ou fazer download da aplicação “Edu Rede Escolar”.

À medida que as escolas forem exportando os dados dos alunos para a plataforma, o teu encarregado fica com acesso ao voucher que te está atribuído, depois basta ir a uma das livrarias aderentes e levantar os livros associados!

 

Como funciona o registo e como vejo os vouchers?

No 1º acesso à plataforma vai ser necessário fazer uma verificação do número de contribuinte, portanto, o teu encarregado vai ter de ter as credenciais do Portal das Finanças.

Após entrar, na plataforma é possível ver os vouchers, se não aparecerem disponíveis é porque ainda não foram emitidos ou porque a escola ainda não publicou as turmas, terão de aguardar até que isso aconteça.

Quando a escola exportar os dados, vão receber um e-mail com esse alerta. Podes também verificar se a tua escola já emitiu as informações necessárias.

 

Quantos vouchers já foram disponibilizados?

No dia 13 de agosto já tinham sido disponibilizados 5.000.000 de voucher para os alunos desde o 1º ano até ao 12º ano.