Há uma nova plataforma de inscrição nos exames nacionais e arranca este mês!

Inspiring Future
26 março 2021

Face ao contexto de pandemia de COVID-19 - que já no ano passado levou a um atraso e revisão das inscrições dos exames nacionais através do formulário em papel - este ano, o Júri Nacional de Exames decidiu avançar com uma ideia antiga de digitalização do processo de inscrição.


Portanto, a partir deste ano lectivo todos os alunos deverão preencher os seus dados na plataforma que será lançada no decorrer da próxima semana, antecipando-se ao início do prazo normal para a inscrição nos Exames Nacionais que decorrerá entre 24 de Março e 15 de Abril.


A Inspiring Future já teve acesso à plataforma, pelo que vamos deixar-te já algumas dicas, no entanto, fica atento às nossas redes porque vamos lançar um tutorial completo de preenchimento dessa plataforma!

Para além disso, fizemos um Live no nosso Instagram e que agora está no Youtube, com o Dr. Luís Almeida, Presidente do Júri Nacional de Exames, onde tiramos várias dúvidas sobre este processo de inscrição!

Se preferires uma coisa mais rápida, vê o nosso artigo com o Guia de Inscrição nos Exames Nacionais ou o nosso tutorial de Youtube sobre a inscrição!


Quais são as diferenças entre esta plataforma e o boletim de inscrição antigo?


Essencialmente, a plataforma tem os mesmos campos de preenchimento que tinha o boletim de inscrição antigo, mas acrescenta alguns processos pelo meio.


Em primeiro lugar, é crucial que percebas que, ao contrário de quando (“Eu ainda sou do tempo que…”) o teu Diretor de Turma parava a tua aula para te obrigar a inscrever-te nos exames, agora essa iniciativa terá de partir de ti, em casa!


Em segundo lugar, a plataforma foi criada para ser preenchida por pessoas com mais de 18 anos, ou seja, se já tens 18 podes fazer tudo sozinho, mas se ainda és menor, terás de agarrar no teu encarregado de educação (preparar as pipocas) e fazer uma sessão de preenchimento conjunta. Isto porque será necessário preencher campos com os dados do teu encarregado.


Uma das vantagens desta plataforma é que não terás de pagar nada pelo processo de inscrição - contrariamente à inscrição antiga onde a escola cobrava pelo boletim. No entanto, após todo o processo de submissão e revisão do processo pela escola, se tiveres algo a pagar pelos exames -  por exemplo, caso faças um exame para melhoria de Prova de Ingresso - a tua escola entrará depois em contacto contigo para ires lá pagar.


Como dissemos antes, fica atento pois na próxima semana iremos lançar um tutorial completo de preenchimento desta nova plataforma!

 


Se não sabes em quais exames te deves inscrever, lê as nossas recomendações sobre a inscrição nos exames, mas não te esqueças que, tal como no ano passado, apenas terás de realizar os exames que vais utilizar como Prova de Ingresso.


Se tens dúvidas sobre a questão das melhorias, antes de fazeres a tua inscrição tem em atenção às alterações impostas para as melhorias deste ano!

Se estás a navegar na mayonnaise de tudo o que são alterações para 2021, vê o nosso indice com tudo o que precisas de saber sobre os processos da candidatura para este ano.