As questões de género também já são abordadas no secundário

Luís Alves Vicente
Editor Inspiring Future
29 janeiro 2018

Alguns alunos do ensino secundário já estão a ser estimulados a pensar sobre a igualdade de género, o assédio sexual e outros temas que marcam a atualidade neste área. A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género tem publicado desde 2010 Guiões de Educação, instrumentos que ajudam os professores a abordar as questões de género.

Como conta o jornal Público, o guião está dividido por nove capítulos que abrangem as áreas de Português, Inglês, Filosofia, Educação Física, História, Biologia, Economia e História da Cultura e das Artes.

O objetivo passa, por exemplo, por desconstruir a ideia de que "ser cientista é fazer parte de uma profissão masculina”, ou que os homens têm uma maior queda para a literatura.

"Não é possível falar de estereótipos sexistas e procurar combatê-los se o conhecimento ensinado nas diferentes áreas do saber permanecer humanamente incompleto e estereotipado”, refere a CIG numa resposta enviada ao Público, como cita o diário.

O estudo procura nivela as oportunidades e moldar mentalidades para que os futuros profissionais possam ter a consciência de que a escolha vocacional não tem nada a ver com o género.