Ser paciente e acabar com o “dia não”

Redatora com Futuro
9 Maio 2019

A grande maioria dos jovens vive em plena correria. Ter mil e uma coisas para fazer num dia com apenas vinte e quatro horas parece-te familiar? Então este artigo é importante para ti!

A acumulação de responsabilidades e tarefas pode originar stress, impaciência e ansiedade, levando à alteração do estado normal da pessoa. É natural que haja uma alteração a nível psicológico, emocional e social. Todos nós temos aqueles dias em que parece que acordamos dentro de uma bolha, dentro da qual iremos respirar ar tóxico todo o dia. Estes são aqueles dias em que ninguém nos consegue aturar, em que estamos com um péssimo humor e somos vistos como bipolares. Ainda assim, há quem seja impaciente por natureza.

Acabamos por ser desagradáveis com quem nos rodeia e qualquer situação nos incomoda. Vemos as filas do supermercado como intermináveis, qualquer ideia contrária à nossa não é válida, respondemos mal e a simples existência de semáforos irrita. Ou seja, tudo é pretexto para dizer que o dia está a correr pessimamente mal e a única preocupação é contar os segundos que faltam para o regresso a casa.

No entanto, é possível controlar os impulsos negativos para sair da cama todos os dias com um sorriso de orelha a orelha. Vou então enumerar alguns pontos que considero essenciais para deixar de lado a teimosia, o mau humor e a impaciência.

  • Saber respeitar e ouvir o próximo. É importante respeitar a voz dos que nos rodeiam, uma vez que somos livres de partilhar as nossas opiniões. Há que pensar duas vezes antes de responder.
  • Não ter uma mentalidade egoísta e de isolamento. Não pensar que somos o centro do mundo e que só nós próprios temos dias maus. Devemos, inclusive, ter em conta que há situações piores que a nossa. Podemos e devemos procurar ajuda sempre que necessário.
  • Ser organizado e planificar o nosso tempo, definindo prioridades de forma a aproveitar as vinte e quatro horas diárias da melhor forma.
  • Saber relativizar e ser realista. Pensar muito nem sempre é benéfico e há que dar o salto por cima, esquecer a situação e ver o lado positivo.
  • Ser positivo e esperançoso. Uma mente positiva é essencial para que haja o pensamento e a ideia de que tudo vai correr bem.

Portanto, caso necessário, muda o teu estilo de vida. Reflete e faz as tuas melhores escolhas para seres feliz.


DEIXA UM COMENTÁRIO