Saíram os resultados da 1ª fase de candidaturas, e agora?

9 Setembro 2018

Agora que os resultados da 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior foram divulgadas, começam a surgir as dúvidas sobre o que fazer a seguir. Este artigo serve para te guiar nos teus próximos passos, tendo em conta que ainda podes ter vários caminhos a seguir.

Entraste numa opção que te satisfaz totalmente

Boa, entraste na tua opção ideal, parabéns! O que deves fazer agora é, a partir do dia 10 de setembro, deslocar-te à faculdade onde ficaste colocado/a para poderes fazer a matrícula. Consulta o site da instituição para perceberes que documentos deves levar contigo. Tens até dia 14 de setembro para fazer a matrícula. Se não o fizeres, vais perder a vaga em que tinhas sido colocado.

Entraste numa opção que não te deixa totalmente satisfeito

Neste caso, deves matrícular-te como te explicámos acima. Depois de o fazeres, deves candidatar-te à 2ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior. A candidatura também é feita no portal da DGES, como te explicámos neste artigo. Não te esqueças que apenas te deves candidatar a opções que prefiras mais, relativamente à opção onde ficaste colocado/a nesta fase.

Se me candidatar na 2ª fase, perco a vaga da 1ª?

Se te candidatares na 2ª fase do concurso nacional de acesso e ficares colocado/a, vais perder automaticamente a vaga que tinhas da 1ª fase. Mas se não ficares colocado/a, não tens de te preocupar, ficas com a vaga que já tinhas garantido ao fazer a matrícula da 1ª fase.

Quem pode concorrer à 2ª fase?

Toda a gente que tenha condições de candidatura, independentemente de teres feito ou não a candidatura à 1ª fase! E não te esqueças, não é necessário teres feito exames da 2ª fase de exames, se só realizaste exames da 1ª fase, esses também dão acesso à candidatura na 2ª e 3ª fase.

Preciso de uma ficha ENES nova?

Só no caso de teres realizado exames na 2ª fase de exames e ainda não tenhas pedido uma ficha ENES com a atualização dos teus exames é que irás necessitar de uma nova ficha. Caso contrário e tudo se mantenha igual, poderás utilzar a mesma ficha que usaste na 1ª fase.

Agora que estás no Ensino Superior, regista-te na tua plataforma sobre o Mercado de Trabalho!


DEIXA UM COMENTÁRIO