Que vagas há e o que é preciso para a candidatura no Concurso Especial dos Profissionais?

14 setembro 2020

O concurso especial para alunos do ensino profissional, artístico especializado e etc., aos poucos e poucos lá se foi erguendo e até já há a lista compilada de todas as vagas a nível nacional - para cada curso para cada instituição pública (Atenção que este PDF pode ferir os olhos dos mais sensíveis).

 

Agora que o concurso já está a avançar, aliás arrancam hoje – dia 14 de setembro – as candidaturas à 1ª fase, já te podes candidatar. Neste artigo vais encontrar os documentos e coisas que deves tratar.

 

Quais são os documentos que deves ter para a candidatura?

 

  • Senha Online. À semelhança da candidatura ao Ensino Superior Público pelo concurso geral, também vais precisar de tratar do Pedido de Atribuição de Senha para entrar no formulário de Candidatura.
    • Caso tenhas feito a candidatura ao Ensino Superior Público através do concurso geral, não precisas de pedir uma nova senha, podes utilizar a mesma.
    • Caso não tenhas tratado de nada disto até agora, tens de ir ao link acima e seguir todo o processo. Para validares o documento que te será enviado para o e-mail deves dirigir-te a um Gabinete de Acesso ao Ensino Superior.
  • Comprovativo dos Resultados dos Exames. No fundo um comprovativo dos resultados dos Exames Específicos (não dos Exames Nacionais) que fizeste na instituição (ou rede de instituições) para a qual te queres candidatar.
  • Comprovativo de conclusão do Ensino Secundário;
  • Comprovativo de garantia dos Pré-Requisitos:
    • Documento comprovativo de aptidão no caso de atestados médicos ou documentação semelhante;
    • Ficha de Pré-Requisitos no caso dos cursos/instituições que exigiram provas de aptidão física, funcional ou vocacional.

 

Onde e como é feita a candidatura?

A candidatura é feita através do site da DGES. Vais poder escolher até 3 opções por ordem decrescente de preferência, ou seja, desde a opção que queres mais até à opção que queres menos. Podes alterar a tua candidatura quantas vezes quiseres, contará apenas a última vez que submeteres o formulário!

Só vais ficar colocad@ numa opção!

 

Para veres todas as informações e mais algumas, podes consultar o Decreto-Lei que regulamenta o Concurso para Vias Profissionalizantes.