Procrastinar é a melhor coisa que podes fazer

Redatora com Futuro | Youth Coach com Mindbody Training® | Trainer
17 março 2022

Sim. Leste bem. Sim, quando terminares de ler este artigo podes mostrar aos teus pais e colegas que a procrastinação é um máximo. Não precisas de agradecer!

Temos duas apresentações para te fazer. A definição de Procrastinar: trata-se da arte de adiar, demorar, deixar algo para depois. Um americano chamado Adam Grant.

Adam Grant é um autor bestseller do New York Times cujo sucesso mais recente “Os Originais: como os não-conformistas mudam o mundo” nos traz uma perspetiva fora da caixa sobre o que torna alguém um líder na inovação e influenciador em qualquer época da História. Este é mais um livro que revela as conclusões a que Grant chegou ao fim de quase 10 anos de investigação e estudo na área de Psicologia Organizacional, em que se formou e tornou professor. Grant autointitula-se um pre-crastinador por defeito: qualquer que seja a tarefa a que se propõe, despacha-se a tratar dela “para ontem”. Na verdade esta frase não faz muito sentido, pelo simples facto de que deveria estar no passado, porque assim que percebeu que desvendar uma ideia à última da hora é o pontapé para a genialidade, esforça-se por procrastinar!

O que acontece é algo muito simples: o fator tempo entre o momento em que te propões a cumprir uma tarefa e o prazo que tens para a cumprir permite-te explorar o máximo de soluções possíveis. Todos sabemos que as primeiras ideias nunca são as mais inovadoras e interessantes, por isso acabas por beneficiar imenso com tempo extra para alargares ao máximo as tuas possibilidades. Além disso (sim, ainda há mais motivos para sorrires), com o tempo acabas por ter oportunidade de diversificar a tua paleta de escolhas e fazer associações mais improváveis entre elas, aumentando a tua probabilidade de surgir algo inovador e original!

 

As descobertas de Grant não só favorecem quem procrastina, como incentivam a que o faças! Qual é então a grande competência-vantagem dos especialistas na procrastinação? A criatividade! A verdade é que a criatividade é uma das melhores competências que podes desenvolver hoje em dia porque é aquela que te permite encontrar soluções para todo o tipo de desafios, e essa é a melhor arma que podes ter não só na tua vida pessoal, como na tua vida profissional. Afinal, é disso que os caça talentos andam à procura no mercado de trabalho!

Há uma nota importante a ter em conta: como percebemos no início deste artigo, a procrastinação define-se pela demora a concretizar algo ou mesmo até a adiar a sua resolução. A criatividade é potenciada por este fator, mas só poderás beneficiar com isso se respeitares os prazos definidos para cumprir a tarefa em causa! Procrastinar é o oposto de antecipar, acelerar, abreviar, ou seja, acabas sempre por fazer aquilo a que te comprometeste fazer, só que muito próximo do prazo ou, como se diz em bom português… mesmo em cima do joelho!

 

E tu vais escolher ser um procrastinador ou um pre-crastinador? Podes assistir à TEDTalk de Adam Grant  e descobrir os procrastinadores que mudaram a nossa História aqui.