O teu curso tem Pré-Requisitos de Matrícula? Descobre tudo sobre eles!

15 Março 2020
*Este artigo tem truques e dicas no fim!

 

A cada dia que passa, estás cada vez mais perto da tua candidatura ao ensino superior. Mas, antes de te candidatares, há algumas questões fundamentais a ter em conta e que podem ser indispensáveis para que a tua candidatura seja bem-sucedida. Este artigo vai ajudar-te a desvendar os mistérios dos pré-requisitos de matrícula.

Primeiro de tudo precisas de saber que existem pré-requisitos de dois tipos: de aptidão e de matrícula. Os primeiros foram abordados no artigo “Tudo o que precisas de saber sobre Pré-requisitos de Aptidão!”. Os segundos, serão abordados ao pormenor neste artigo.

 

Os pré-requisitos de matrícula são comprovações documentais, como atestados médicos, que vais ter de entregar no ato da matrícula, apenas se ficares colocado. Estes pré-requisitos referem-se ao grupo A, grupo B, grupo D, grupo E, grupo F, grupo Q e grupo X.

Deves verificar qual é o grupo exigido pelo teu curso, imprimir o documento (vais encontrar neste artigo em baixo), levá-lo a um médico para validar e depois entregar no ato da matrícula.

 

Este tipo de pré-requisitos não implicam a realização de provas de aptidão, mas podem ser condição essencial para te poderes matricular na instituição. Caso falhes a apresentação destes documentos, a instituição poderá bloquear a tua matrícula e se não conseguires entregar a declaração em tempo útil, poderás perder a vaga.

 

O que deves imprimir e entregar, depois de ser validado por um médico?

 

Alguns truques e dicas:

  • O grupo A e B são equivalentes, se tratares de um não precisas de tratar de outro mesmo que te estejas a candidatar a cursos diferentes.
  • O documento de Pré-Requisito de Matrícula do grupo D é uma autodeclaração, podes tratar sozinho sem recurso a um médico.
  • O grupo E e Q, ainda que sejam de aptidão funcional e/ou física, não são provas, mas sim uma validação médica de robustez através do documento que referimos em cima.

 

Para teres acesso a todos os pormenores específicos, vê o documento abaixo que contempla toda a informação do Diário da República.