Como fazer o Pedido de Atribuição de Senha?

3 abril 2021

A senha online é basicamente uma password que te permite ter acesso à plataforma da DGES para a candidatura ao Ensino Superior quando chegar a altura!

O pedido de atribuição de senha abre juntamente com a inscrição para os exames. Para que nada te passe ao lado, vamos explicar-te como funciona o processo.

Se no ano passado fizeste este pedido e já tens uma senha para o a candidatura online, a mesma não será válida para a candidatura deste ano. Portanto, tens de fazer um novo pedido de senha.

Se preferires ver esta explicação em vídeo, fizemos um resumo sobre o Pedido de Atribuição de Senha no Youtube!

 

O pedido de senha é feito através do site da DGES e pode ser feito até ao momento da tua candidatura. Mas não deixes passar muito tempo - uma pessoa prevenida vale por duas!

1. Preenchimento - Aqui basta introduzires as informações pedidas:

- Número de Identificação: Cartão de Cidadão para portugueses e o Número Interno para os restantes - no caso de ser o número interno, a opção dos digitos de controlo deixas em branco;

- Nome completo e e-mail

- Entrega do pedido: se vais entregar na escola ou através da plataforma de inscrição nos exames selecionas "escola" - até já deve estar automaticamente selecionado e bloqueado.

Se neste momento não tens Cartão de Cidadão, nem número interno, deves esperar até maio, fazer o Pedido de Atribuição de Senha e Número de Identificação e selecionar a entrega em GAES.

- Distrito e Escola: basta selecionares o distrito a que pertences e a escola que estás a frequentar e/ou onde vais tratar do processo.

2. Depois de concluíres o pedido de senha receberás um e-mail com um documento com as informações submetidas.

3. Deves imprimir esse documento, assinar se és maior de idade ou assinar o teu Encarregado de Educação se és menor de idade.

4. De seguida, há duas hipóteses: submetes juntamente com a inscrição para os exames ou então entregas mais tarde na escola - isto quando a secretaria confirmar a tua inscrição nos exames e te indicar os próximos passos.

A senha só chegará ao teu e-mail a partir do final de maio, nessa altura deverás estar atento à tua caixa de entrada (inclusive ao SPAM). Podes ir vendo como é que está o teu pedido carregando no link Consultar o Estado do Pedido no site da DGES.

Qualquer problema que tenhas relativo a este processo, deves tratar junto de um Gabinete de Acesso ao Ensino Superior. Se só pedires a senha depois de elas já terem sido entregues (em junho ou mais tarde) terás de ir a um destes gabinetes presencialmente. É também nestes gabinetes que poderás resolver alguns problemas associados à senha - caso a percas, por exemplo.

Boa sorte!