Os 7 melhores hacks para aumentares a tua produtividade

Redatora com Futuro
4 Outubro 2019

Um dos grandes dilemas com o qual todos nós nos debatemos todos os dias: ser produtivos ou aumentar a produtividade! Quem nunca teve um trabalho com o prazo de 1 mês para ser entregue e apenas o começou a fazer dois dias antes? Quem nunca passou um dia inteiro na biblioteca a estudar e chegou ao final do dia e não sabia absolutamente nada sobre o assunto?

É óbvio que a resposta é ninguém. Todos nós já nos debatemos com situações em que não somos nada produtivos e o tempo que investimos em algo não acrescenta qualquer valor. 

Espero que os hacks que te vou apresentar sejam úteis e que consigas aumentar a tua produtividade, aos poucos, na tua vida!

OS 7 MELHORES HACKS PARA AUMENTARES A TUA PRODUTIVIDADE

O chamado multitasking não é eficiente 

Está cientificamente provado que o nosso cérebro apenas consegue lidar com uma tarefa ao mesmo tempo, se o forças a fazer duas coisas completamente oposta em simultâneo estarás a ficar mentalmente exausto muito mais rápido e a tua atenção irá cair a pique. 

Telemóveis? Não, obrigada!

Bem, penso que esta seja das mais óbvias, o simples vibrar ao receber uma notificação já nos deixa distraídos e a pensar no que poderá ser, até que finalmente vamos matar a curiosidade e ficamos por lá meia hora. Isto faz com que estejamos sempre a interromper aquilo que estamos a fazer, perdendo a nossa linha de raciocínio muito mais rapidamente.

Estabelecer horários

É muito importante que estabeleças horários para desempenhar cada tarefa. Por exemplo, vou passar 45 minutos a rever tudo o que dei hoje, 30 minutos a fazer exercícios e assim por diante. Quando não estabelecemos um limite acabamos por desperdiçar demasiado tempo em atividades que não requerem assim tanto da nossa atenção.

Reflete sobre o teu progresso

Por vezes ficamos desmotivados porque não concluímos algo, porém, não devemos apenas focar-nos se a tarefa foi ou não concluída, tudo o que fazemos exige diferentes capacidades e tarefas mais complexas demoram mais que outras.

Simplificar

No seguimento deste último ponto, a melhor forma de conseguir realizar grandes tarefas é dividi-las em outras mais simples, assim é-nos mais fácil perceber o que fazer primeiro e como fazer.

Prepara o teu dia

Antes de dormir devemos fazer uma reflexão sobre tudo aquilo que já concluímos até esse dia, construindo um mapa mental de tudo aquilo que nos espera do dia seguinte, sempre organizado com base nos nossos objetivos principais. 

Fora do teu horário de trabalho, simplesmente, não trabalhes

Muitas das vezes não fazemos uma distinção entre lazer e trabalho, acabando por misturar os dois, nunca tendo um horário de trabalho fixo nem um horário de lazer fixo, o que nos leva a achar que estamos sempre a trabalho e a andar muito mais cansados. 

Espero que depois destas dicas te tornes um mestre da produtividade!