Os 10 melhores sítios para estudar em Coimbra

Redatora com Futuro
3 Abril 2018

Presentes e futuros estudantes de Coimbra – este artigo é para vocês! Com o início do novo semestre inicia-se também a fatídica atividade que une alunos de norte a sul do território português, continental e insular – estudar. Mas quem corre por gosto não cansa e reunidas as condições ideais, ninguém nos para. Portanto, para ajudar a atingir o pico da performance do corpo estudantil coimbrense, pedimos ajuda a alguns peritos e reunimos o que achamos ser os melhores sítios para praticar a arte do estudo em Coimbra. Primeiro que tudo, um obrigada enorme à Catarina Nascimento, à Catarina Oliveira, à Joana Monteiro Clérigo, ao João Maria Cruz e à Tatiana Plácido pelos preciosos contributos que se seguem.

Teatro Académico Gil Vicente (TAGV)

O João Maria Cruz licenciou-se em Turismo na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC). Apesar de preferir estudar em casa, “adorava ir estudar para o Teatro Académico Gil Vicente, supertranquilo e mesmo no centro – não é fácil encontrares um sitio assim no meio de Coimbra onde há sempre movimento estudantil.”.

A Joana Monteiro Clérigo é licenciada em Estudos Europeus pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e concorda com o João: “Gosto do TAGV para poder estudar na esplanada com vista para a Praça da República (centro de Coimbra).”. A Joana explica que é o sítio ideal para estudar com bom tempo, mas “tem muitas distrações/barulho e confusão na rua, visto que é no centro” e, por isso, prefere usar o espaço “para fazer resumos de aulas com colegas/trabalhos de grupo/estudar em grupo”. 

Sala de leitura da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC)

Este espaço é aconselhado pela Tatiana Plácido que estuda já há três anos Direito na FDUC. Ela explica que “[gosta] de estudar na sala de leitura da FDUC porque, além de ser um lugar calmo, torna-se mais prático, uma vez que se encontra na [sua] faculdade.

Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra

A Joana confidenciou por que é que gosta de estudar na Biblioteca Geral: “Gosto da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra porque é super silenciosa (não se fala por chamada), cada pessoa tem uma secretaria enorme e um candeeiro próprio – o que faz com que seja mais acolhedor. Também nos motiva muito a BG porque vês centenas de estudantes a estudar ao mesmo tempo, o que incentiva a não desistir”
Segundo a Tatiana, a Biblioteca Geral é, de todos os locais que sugeriu, o mais silencioso – mas tem as suas desvantagens: “é necessário reservar lugar o que, durante a época de exames, muitas vezes resulta em não haver lugares disponíveis”. Para reservar lugar, a nossa perita explica que “há um site no qual dá para ver se ainda há lugares e quantas pessoas estão na fila de espera”.

Varanda do Fórum Coimbra

O João aconselha este espaço, não para estudar arduamente, mas antes para fazer trabalhos: “também cheguei a ir realizar trabalhos (não estudar porque a atmosfera é muito movimentada) para a varanda do Fórum, o centro comercial de Coimbra, que tem uma vista maravilhosa sobre a cidade que te dá uma certa inspiração.”

Biblioteca da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC)

A Catarina Oliveira está no primeiro ano de Comunicação Organizacional na ESEC e aconselha esta biblioteca porque “é um sitio super agradável! Ainda para mais existem salas de estudo isoladas na biblioteca para, caso precisemos de fazer trabalhos de grupo, temos um sítio onde tem imensos materiais de auxilio (livros) e dá para falarmos e discutirmos ideias normalmente sem incomodar as outras pessoas!”

Bar de Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC)

O sol em Coimbra é diferente do sol do resto do mundo, portanto faz-se questão de aproveitar. A Tatiana explica que adora este espaço porque, para além desta vista lindíssima, tem um ambiente ótimo para estudar silenciosamente e – característica valiosíssima – está aberto 24 horas.

Sala de estudo do Centro Universitário Manuel da Nóbrega (CUMN) e a sala de estudo do Instituto Universitário de Justiça e Paz 

A Tatiana salienta também estas preciosas dicas, espaços que, como ela refere “são salas de estudos mais pequenas, mas também com menos pessoas a frequentar”. A Joana também conhece o Instituto Universitário de Justiça e Paz: “O Justiça e Paz é o melhor sítio para se estudar concentrado quando está bom tempo. Mas no Justiça e Paz tens dois andares e ambos os andares têm uma varanda com vista para o Jardim Botânico e para o Rio Mondego! É super perto do Polo I e também tem bar. Vou ao Justiça e Paz mais para aproveitar o bom tempo e estudar!”

Sala de estudo da Associação Académica de Coimbra (AAC)

A famosa sala de estudo da AAC é-nos indicada como sendo muito boa pela Catarina. Uma outra Catarina, no entanto – desta vez a Catarina Nascimento, que é também aluna de primeiro ano e também na ESEC, mas estuda Animação Socioeducativa – não partilha a mesma opinião: “Já experimentei estudar na Associação Académica de Coimbra, mas para mim não resulta – há muita confusão (especialmente há noite), já durante o dia é mais calmo.”

Cantinas da Universidade de Coimbra

A Joana esclarece que, em alturas muito especiais do ano – as famosas épocas de exames – a Universidade de Coimbra disponibiliza mais um espaço especialmente para estudar: “As cantinas da UC abrem todo o dia durante a época de exames o que é ótimo porque são imensas e providenciam imensos 'lugares sentados'. A maior parte dos estudantes estão em residências universitárias ou casas comuns e precisam de espaço e um sítio sossegado para se concentrarem e que seja perto de casa. As cantinas estão espalhadas por Coimbra e são acessíveis a alunos de qualquer instituição. Só estudo lá quando é muito necessário, quando a BG não tem lugar ou quando quero mudar de sítio para espairecer/ganhar incentivo.”

Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM)

A última dica pode muito bem ser a melhor – é um segredo que a Joana muito gentilmente decidiu partilhar, a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, mais conhecida como Centro Médico de Coimbra: “O centro médico é um sítio muito pouco conhecido em Coimbra, tem um bar e tem dois andares. Neste centro, pode-se estar superconfortável: é um sítio ameno, sem barulho, muito poucas pessoas ou mesmo nenhumas. Pode-se comer, tem varanda e é um bom sítio para ir memorizar por ser tão calmo e sem distrações.”

Depois destas espetaculares dicas, Coimbrinhas, já não há desculpas! “Coimbra é uma lição” e entre hoje e a Queima das Fitas têm muito tempo para pôr mãos à obra, aprender as lições todas e experimentar os lugares fantásticos que a vossa cidade vos proporciona. A melhor das sortes, bom trabalho e desfrutem a Coimbra dos doutores!


DEIXA UM COMENTÁRIO