O plano de estudo ideal conta sempre com super-alimentos!

Redatora com Futuro
9 Maio 2019

É de conhecimento geral a importância da alimentação para uma vida saudável, equilibrada e produtiva. Se uma boa alimentação é assim tão importante para todos nós, é ainda mais importante para os estudantes.

Efetivamente, um estudante deve-se preocupar com a sua alimentação. Isto não apenas por uma questão de controlo do peso, mas também para o bom funcionamento do organismo e, acima de tudo, do melhor amigo de qualquer estudante: o cérebro!

Com a agitação do dia-a-dia, muitos são os que deixam a alimentação fora das suas preocupações, sobretudo estudantes que não estejam a viver com os pais e que tenham que se governar sozinhos no que toca à cozinha. Ainda assim, a sugestão que faço neste artigo não terá implicações acrescidas no teu tempo, apenas terá implicações nas tuas escolhas.

Há determinados alimentos que podem contribuir para um melhor funcionamento do cérebro. São vulgarmente chamados de super-alimentos, que prometem melhorar a concentração e aprendizagem, bem como garantir a saúde do nosso organismo, através da sua riqueza nutricional e vitamínica. São autênticas vitaminas para turbinar o cérebro de forma natural!

Passo então a apresentar um top sugestivo de alimentos:

  • Ovos: fonte de colina e proteína, participa na formação dos neurónios, repara as células cerebrais e melhora a performance cognitiva, sendo um contributo para a memória.
  • Peixe: alimento rico em ómega 3, ácido conhecido como a gordura saudável. Promove a saúde cerebral e previne doenças cardiovasculares. Retarda o envelhecimento e contribui para a boa saúde dos neurónios.
  • Brócolos: ricos em ferro, melhoram o raciocínio e a capacidade cognitiva.
  • Frutos secos e sementes: são ricos em ácidos, ómega 3, antioxidantes e vitaminas que mantêm o cérebro saudável. Um pacote de frutos secos na mala é uma ótima opção para as pausas entre as refeições.
  • Frutos vermelhos: o seu poder antioxidante previne doenças neurológicas, auxilia a criação de novas células e evita a perda de memória.
  • Cacau: opta pelo chocolate negro, pois é o mais rico e saudável. Contém várias substâncias benéficas para a saúde, como as moléculas antioxidantes e os flavonoides Contribuem para a melhor concentração, humor e circulação sanguínea cerebral. É um ótimo estimulante, sobretudo para quem não bebe café. No entanto, o café também é uma boa opção, mas nada de exageros!
  • Hidrata-te! Deixa as bebidas energéticas e os refrigerantes de lado e leva uma garrafa de água sempre contigo.

Aposta igualmente em frutas como maçã, banana e abacate e legumes, como a beterraba. Experimenta ter sempre sopa feita, pois é algo saudável e acessível que te salva quando não tens tempo ou não te apetece cozinhar.

O segredo está em procurares alimentos ricos em ferro, antioxidantes, ómegas, fibras, magnésio, proteína, entre muitos outros componentes cheios de vitaminas e introduzires na tua alimentação diária.

Nada como fazeres também uma boa pesquisa e planeares a tua semana. Procura manter um ritmo saudável, pois os efeitos não são imediatos.

Faz escolhas que te possam trazer mais benefícios. Um estilo de vida saudável e uma dieta equilibrada é um aliado essencial ao teu plano de estudo. Acredita que vais notar diferenças positivas no teu organismo!