Que conselhos daria um finalista de Gestão a um caloiro do mesmo curso?

Luís Alves Vicente
Editor Inspiring Future
14 Dezembro 2016

Falámos com o Rafael Nascimento sobre como era a vida em Gestão e ele escreveu-nos o texto abaixo apresentado. Se consideras essa hipóteses para o teu futuro, não percas a oportunidade de conhecer a licenciatura por dentro antes mesmo de te matriculares!

"Para quem já entrou: Bem antes de mais deixa-me parabenizar-te por teres entrado no melhor curso do Ensino Superior e dizer-te que agora que aqui estás esquece tudo o que conheces.

Para os que pensam em candidatar-se: Coragem! O maior e melhor desafio da tua vida começou e já que sonhas um dia em ser gestor a primeira dica que te posso dar é a primeira gestão que vais ter de aprender é a do tempo. Acredita que gerir o teu tempo vai ser o mais difícil durante o teu percurso, bem mais que todas as cadeiras de Contabilidade que terás a partir de agora.
Já tinhas ouvido falar de Contabilidade? Sabes a percentagem de álcool numa cerveja? É provável que seja a tua percentagem na primeira frequência mas não fiques assustado/a, isto ainda mal começou.
Outro segredo que te posso divulgar é sobre umas séries interessantíssimas que podes ver durante o teu percurso, dão-se pelo nome de: Mengoli, Geométricas, Leibniz e Taylor.
Confia em mim, têm um elenco brutal!

Já que estamos numa época natalícia, deixa-me dar-te um pequeno presente ou pelo menos aconselhar-te um, ou então dois: o primeiro é um relógio, pois darás por ti a contar muitas vezes os minutos, seja para o que for, o segundo e já que falo em contar o que vinha mesmo a calhar era uma calculadora, pois vais precisar de fazer as contas seja para as décimas que faltam para o 9,5 que te garante o passaporte para a cadeira feita, seja para verificar se 5+3 são mesmo 8, porque isto no Ensino Superior não há certezas.

De finalista para caloiro de Gestão o maior conselho que te posso dar é que desfrutes desta tua nova etapa, tudo vai ser novo a ti e sentirás muitas vezes que não estás preparado para o que aí vem e na verdade não estás mesmo porque ser gestor é isso mesmo é nunca saber o que vai acontecer e mesmo assim ter de lidar com isso e fingir que estás confortável com o que aconteceu, um bocado á semelhança de algumas cadeiras.

Parabéns, aproveita!"


Rafael Nascimento, Finalista do curso de Gestão do Iscal

Texto originalmente publicado na época natalícia de 2016


DEIXA UM COMENTÁRIO