Natal: O que oferecia um finalista de Ciências da Linguagem a um caloiro do mesmo curso?

Editor Inspiring Future
9 maio 2019

O curso que abordamos hoje é a licenciatura em Ciências da Linguagem e pedimos à Patrícia Só, que não, não está sempre sozinha, para nos falar um pouco sobre as dificuldades do plano de estudos.

Há quanto tempo não escreves uma carta ao Pai Natal, querido caloiro? Pois é, está na altura de pegar num papel e numa caneta.

Confesso-te que não foi fácil chegar ao terceiro ano deste curso… Ah e tal Ciências da Linguagem é só saber falar português. Deduzo que já tenhas descoberto que isso é totalmente mentira e pior também foste enganado pela descrição da licenciatura. Por esta altura já foste espancado pelo alfabeto fonético, pela crase – sim, todos pensávamos que era “crise” em grego, mas não é – e até pelos grafemas e pelos fonemas. Já percebeste também que Fones são sons, mas não dão música…

É possível imaginar o teu pânico neste momento e venho então ajudar-te, como se isso fosse possível, mas tentar não custa!

Caro caloiro, bem-vindo ao primeiro ano da tua vida em que o Natal não é sinónimo de férias. Na verdade, é preferível desejar-te as boas-vindas àquilo que chamamos de “Missão Salvar o Semestre” aka “Fazer a licenciatura a recurso”.

Os meus sinceros conselhos para ti são simples, consegues imaginar o dinheiro que vais receber nesta época natalícia? É melhor guardá-lo para pagares os exames de melhoria caso queiras uma “média” diferente das que bebes no Pato Real. Podes sempre começar a poupar na conta da luz também e assim sempre aproveitas e acendes uma velinha por cada cadeira.

Agora que sabes também o que significa “procrastinar” não atrases o estudo para depois da passagem de ano. Aliás, foca-te nas sebentas e caso não seja suficiente podes sempre aproveitar as doze passas para pedir 9,5 às doze cadeiras.

Concluindo, a minha prenda de Natal para ti é nada mais, nada menos do que a Enciclopédia do 007 – Missão Impossível para descobrires como sair da faculdade… Ou, se calhar, ofereço-te antes a Gramática do Cunha & Sinta, pois sei bem que ainda não a compraste, tal como eu.

Patrícia Só, finalista em Ciências da Linguagem