Natal: O que oferecia um finalista de Audiovisual e Multimédia a um caloiro do mesmo curso?

Editor Inspiring Future
9 Dezembro 2019

A terceira licenciatura que te ajudamos a conhecer melhor toca os campos da arte e da comunicação. Destinado a futuros fotógrafos, designers, cameras, web developers, enfim, um curso cheio de valências e oportunidades. O Sebastião Sabino apresenta-te aqui um autêntico kit de sobrevivência ao curso de Audiovisual e Multimédia. Se não viste as dicas para Direito e Educação Básica, podes carregar em cima de cada curso.

"A ti, caloiro de Audiovisual e Multimédia (AM), oferecia-te um conjunto de roupas de vanguarda. Já que te vão chamar de alternativo, mais vale dar-lhes motivos para o fazerem. Caso te sintas sozinho e precises dos teus colegas para enfrentar este novo rótulo, podes identificá-los pelos cabelos pintados, tatuagens, piercings e odores peculiares.

A prenda que te deixaria mais feliz seria sem dúvida uma máquina fotográfica. O teu professor de Fotografia vai convencer-te a pedir uma aos teus pais no Natal e os teus colegas vão agradecer as novas fotografias para o Facebook. Vais questionar as horas que perdes a assistir a Teorias da Comunicação e Análise Social, por isso dar-te-ia também um caderno. Nele podes apontar o pouco que reténs dessas aulas e o número de vezes que os teus professores te subvalorizam no campo intelectual. 

Quando tiveres Design Gráfico, terás direito a duas prendas: a fonte Helvética e um abraço. Precisarás da primeira para agradar o professor nas aulas sobre tipografia, e da segunda para quando ele disser que o teu cartaz está... “interessante”. Mas não desanimes! Tens de começar a desenvolver um espírito sereno e persistente para quando enfrentares Laboratório 3D.

Por último, dou-te tempo. Precisarás dele para completar todos os projetos finais que se vão sobrepôr, para que os teus colegas dos outros cursos percebam que afinal de contas não és iliterado e para sentires que estás no melhor curso e nos melhores anos da tua vida."

Sebastião Sabino, finalista do curso de Audiovisual e Multimédia na Escola Superior de Comunicação Social.