Mitos e verdades sobre o Ensino Superior

25 janeiro 2023

Chegaram aquelas dúvidas e ansiedades sobre a entrada na universidade. Começam as noites sem dormir a pensar se a faculdade vai ser melhor, pior ou igual ao secundário. Mas não te preocupes, vamos esclarecer-te e livrar-te de todos os fantasmas que tens sobre a faculdade.

 

1. A faculdade é mais difícil que o secundário

Verdade. *Pausa dramática* Não queremos tirar-te ainda mais o sono, nem que pares já de ler este artigo e desistas de tudo, mas também não te queremos enganar. O ritmo da universidade é completamente diferente. Se achas que trabalhaste muito durante o secundário, prepara-te para duplicar ou triplicar o teu esforço. Vais fazer muitas noitadas, seja pelas festas e arraiais académicos, mas também para decorares toda a matéria até à última vírgula. Let the games begin.

 

2. Na faculdade não há prazos a cumprir

Mito. Na faculdade vais partilhar o auditório com mais 90 alunos, por isso esquece as desculpas de “professora, a minha impressora avariou logo quando estava a imprimir o trabalho” ou o “será que não dá para adiar o teste para a semana que vem? Estamos ocupadíssimos!” porque esse tempo já passou. O truque é mesmo gerires bem o teu tempo e nunca deixares tudo para o último segundo.

 

3. As festas académicas são um mundo sem fim

Verdade. Recepções dos caloiros, churrascos, dias abertos, queimas das fitas, semanas académicas. Enfim, o difícil vai escolher e ter tempo (e dinheiro!) para tudo. Mas vais ter muitas oportunidades para conhecer novas pessoas, outras universidades e até de avaliar qual a faculdade que grelha as melhores bifanas.

 

4. Vais viver na biblioteca sem ter tempo para respirar

Mito. De facto, a biblioteca vai ser a tua segunda casa em época de exames, e vais sentir-te um campeão olímpico quando conseguires uma tomada vaga para carregares o teu computador. Ainda assim, há muita vida na faculdade para além das aulas. Desde as associações de estudantes, aos núcleos desportivos, passando pelas tunas e pelo voluntariado académico, todas as actividades extra-curriculares vão ser muito importantes, não só para alargares os teus horizontes, mas até para começares a compor o teu currículo.

 

5. Vais demorar imenso tempo até estares licenciado

Mito. A faculdade vai passar a correr, e se dizem que são “os melhores anos da tua vida”, o melhor é aproveitar tudo ao máximo. Aproveita também para começares a pensar no teu futuro profissional: fazer voluntariado, arranjar um part-time e inscreveres-te em pequenas formações e workshops são sempre boas opções. Vais aprender bem mais fora das aulas do que possas imaginar.

 

6. Os amigos da faculdade são para a vida

Verdade. Na faculdade vais encontrar pessoas com os mesmos gostos, os mesmos interesses e as mesmas convicções que tu. Mas vais conhecer também estudantes completamente diferentes, de áreas distintas e até talvez de outros países. Pode parecer um cliché gigante, mas o melhor da faculdade são, sem dúvida alguma, as pessoas.

 

Agora não há nada a temer. Trabalha ao máximo para os exames porque o melhor ainda está para vir. Boa sorte!

 

Imagem Rui Oliveira/Global Imagens