Decide-te

IPCA: O teu Futuro é Aqui!

IPCA
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
28 Março 2018

Pois é… o final do ano letivo aproxima-se, o 12º ano está quase, quase completo e está a chegar a altura de tomares decisões. Melhor, está a chegar a altura de decidires o rumo que vais dar à tua vida! Agora que já sabes o que queres estudar, queres ver que te espera no IPCA. Curioso/a?

Localização

O Campus do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) fica em Barcelos, na cidade onde o galo cantou. O IPCA tem ainda dois polos, onde são lecionados os cursos Técnicos Superiores Profissionais: um na cidade de Braga e o outro na cidade onde nasceu Portugal: Guimarães.
No IPCA podes escolher um curso de uma das 4 Escolas que compõem o IPCA:

Escola Superior de Gestão (ESG)

A ESG tem mais de 20 anos de história (pouco mais que a tua idade), adequa a sua formação às necessidades da região e ao mercado de trabalho. É hoje conhecida por formar profissionais na área da Contabilidade, Fiscalidade, Finanças, Gestão e Solicitadoria. Convencemos-te? 
Dispõe ainda do único Centro de Investigação do país em Contabilidade e Fiscalidade, áreas em que é uma referência nacional e internacional!

Escola Superior de Tecnologia (EST)

És fã das tecnologias? Tens de vir para a EST que tem a sua formação orientada para a Engenharia, nas áreas da Informática, da Computação Gráfica, Eletrónica, Automação, Robótica, Redes, Maquinação e Mecânica Automóvel.
Aqui nasceu o primeiro curso do país em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais bem como o Centro de Investigação Digital Games Lab, uma área de referência nacional que contribuíram para o reconhecimento desta Escola, cujos índices de empregabilidade dos seus diplomados aproximam-se dos 100%. Não viste mal, são mesmo 100%!

Escola Superior de Design (ESD)

Futuros designers, a ESD é uma escola jovem e geradora de ideias. Através da metodologia do Design oferece um ensino por projeto com base no rigor e na criatividade. Da imagem ao produto procura a excelência tornando este projeto formativo uma referência no campo do Design em Portugal, apoiado nas mais recentes tecnologias e em laboratórios altamente equipados possibilita que os seus estudantes possam testar e produzir o que de melhor se faz no mundo do Design.

Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT)

É a mais recente Escola do IPCA. Terá as suas instalações definitivas em Guimarães. Nasce de um ciclo estratégico de afirmação na área do Turismo, numa clara articulação com as necessidades da região e do tecido empresarial. Diferencia-se pelo seu modelo de aprendizagem em contexto real, com base nas melhores práticas pedagógicas, usadas em algumas das melhores escolas de Hotelaria e Turismo Internacionais. Já pensaste aprender estudando e trabalhando numa Escola-Hotel? É o que podes fazer nesta escola.

Internacionalização

Sempre sonhaste estudar fora? Então fica a saber que os estudantes do IPCA podem ter uma experiência no estrangeiro participando em vários programas de mobilidade. O mais conhecido é o programa ERASMUS+, através do qual os estudantes podem realizar um período de mobilidade para estudos ou para estágio num país Europeu. Esta é uma oportunidade única para alargares horizontes teres contacto com outras línguas e outras culturas. Embarcas nesta viagem?

Empregabilidade

Seria ótimo tirares um curso e teres trabalho, certo? O IPCA além de cursos na área de jogos digitais e de informática médica que registam 100% de empregabilidade, é ainda uma referência no domínio da contabilidade e gestão, com os seus estudantes a obterem sucesso no acesso à Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC). Um sucesso que contagia os estudantes do design, várias vezes premiados a nível nacional e internacional. Não podemos deixar ainda de te informar que a Escola de Hotelaria e Turismo está a trabalhar num projeto inovador nesta área com a criação da Escola-Hotel.

Vida Académica

No IPCA existe um forte sentido de comunidade, onde o espírito académico é vivido intensamente por todos os estudantes. Várias associações e grupos académicos promovem ações e desenvolvem o espírito de vida académica, alicerçado na cultura e no orgulho de “Ser IPCA”. 


DEIXA UM COMENTÁRIO