Como preencher a Inscrição nos Exames Nacionais?

29 março 2021

Chegou o momento! Vais mesmo fazer os Exames Nacionais! Preocupa-te com o estudo, que nós, isso, não podemos fazer por ti, mas podemos explicar-te tudinho sobre o que tens de fazer para te inscreveres nos exames nacionais.

Se ainda nem sequer sabes a que exames te vais inscrever, vê as nossas dicas sobre os exames que deves fazer!

Se preferires uma explicação em vídeo, tens aqui o nosso tutorial sobre a inscrição nos exames nacionais.

 

Quem é que se deve inscrever?

Tendo em conta que as medidas extraordinárias da pandemia entraram em vigor novamente e não há melhorias da nota interna, deverão inscrever-se todos aqueles que querem prosseguir estudos no ensino superior e querem fazer exames para serem utilizados como provas de ingresso.

Todos os alunos que anulem ou chumbem a uma disciplina, devem também inscrever-se nos exames nacionais para aprovação do secundário, quer seja para depois irem para o Ensino Superior ou não.

 

Qual é o prazo para a inscrição?

 

Onde e Como

Através da nova plataforma lançada pelo Júri Nacional de Exames que te permite fazer a inscrição nos exames totalmente digital.

Vê o nosso vídeo tutorial de preenchimento da plataforma aqui!
Ou então continua a ler, pois vamos explicar-te tudo.

Antes de começares, também é importante que saibas que se tiveres algum problema com o processo de inscrição - por exemplo, caso tenhas te esquecido de alguma coisa ou mesmo se preencheste algo mal - o teu contacto preferêncial deverá ser a tua escola. É em contacto com a tua escola que poderás fazer as alterações necessárias.

 

Preenchimento

Esta plataforma foi criada para seres capaz de fazer a tua inscrição nos exames a partir de casa, sem teres de te deslocar aos serviços da tua escola. Mas isso também quer dizer que depende de TI, fazer esse processo. Por isso tem atenção a todos os passos.

Em primeiro lugar, é bom saberes que se fores menor de idade, irás precisar de fazer a inscrição juntamente com o teu encarregado de educação, pois vais precisar dos dados dele. Caso contrário, se fores maior de idade, poderás fazê-lo sozinho.

Para começar, tens de criar um utilizador. Como dissemos, se fores maior de idade, vais criar um utilizador de aluno maior de idade e preenches com os teus próprios dados. Se fores menor, vai ser o teu Encarregado de Educação a criar este utilizador, com os seus próprios dados.

 

1. Registo

  • Nome completo como está no CC;
  • Nome de utilizador será o teu username:
  • Número do cartão de cidadão que deverá incluir os 4 dígitos de controlo, sem espaços;
  • Ou para os alunos maiores estrangeiros que não têm CC, deverão pedir antecipadamente na sua escola um Número Interno;
  • Email;

Depois de criares o utilizador, vais receber um e-mail para ativares o teu registo. Terás de clicar no link desse e-mail para continuares com a tua inscrição.

Depois, só tens de continuar a preencher os dados do utilizador, seja o próprio aluno ou o encarregado de eduação.

 

2. Informações Pessoais

  • Palavra Passe;
  • Sexo;
  • Data de Nascimento;
  • Morada;
  • Nacionalidade;
  • Telefone;

Caso o registo esteja enquanto Encarregado de Educação, será depois pedido a criação de um processo de Aluno, visto que o mesmo pode ter vários educandos.

Se fizeres o registo enquanto aluno maior, poderás continuar a preencher com os teus próprios dados.

 

3. Informações Curso e Escola

  • Escola de inscrição - Colocar o nome da escola onde vais fazer os exames nacionais (em princípio, é a escola onde andas);
  • Código do Curso de ensino secundário - Existem muitos, garante que estás a introduzir o correto!
  • Queres candidatar-te ao Ensino Superior? - Põe sempre "Sim" se fores do 12º, mesmo que depois mudes de ideias, não tem problema. Se fores do 11º ano, responde "Não".

 

4. Exames

Agora, chegamos à etapa onde tens de referir a que exames te queres candidatar.

Para este ano, os campos 4.1 e 4.3 vão estar automaticamente preenchidos. No 4.2 terão de apenas selecionar a disciplina. Em algumas disciplinas, 4.3 ou o ano não é preenchido automaticamente, pois a disciplina bienal pode terminar no 12º ano e não no 11º, portanto, caso não esteja preenchido automaticamente, coloca o ano em que tu estás a terminar esta disciplina.

Se não aparecer o exame que queres fazer na plataforma, na coluna do nome (4.2), deves selecionar a opção "Outra" e escrever manualmente o nome do Exame, o ano e o código - recomendámos que peças ajuda à tua escola se estiveres nesta situação.

 

Tabela de Códigos:

Provas de Ingresso

Exames a Realizar

01 Alemão A

501 Alemão (iniciação - bienal)

02 Biologia e Geologia

702 Biologia e Geologia

03 Desenho

706 Desenho

04 Economia

712 Economia A

05 Espanhol

547 Espanhol (iniciação - bienal)

06 Filosofia

714 Filosofia

07 Física e Química

715 Física e Química A

08 Francês

517 Francês (continuação - bienal)

09 Geografia

719 Geografia A

10 Geometria Descritiva

708 Geometria Descritiva A

11 História

623 História A

ou 723 História B

12 História da Cultura e das Artes

724 História da Cultura e das Artes

13 Inglês

550 Inglês (continuação - bienal)

14 Latim

732 Latim A

15 Literatura Portuguesa

734 Literatura Portuguesa

16 Matemática

635 Matemática A

ou 735 Matemática B

17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais

635 Matemática A

ou 735 Matemática B

ou 835 Matemática Aplicada às Ciências Sociais

18 Português

639 Português

ou 138 Português Língua Segunda Exclusivamente para os alunos com surdez severa a profunda

19 Matemática A

 

635 Matemática A

 

 

4.4 - Interno: Automaticamente vai estar "Não" como selecionado, este ano segundo o decreto-lei que foi lançado, todos os alunos vão como externo ao exame, pelo que, não podes alterar esta opção.

4.5 - Aprovação do Secundário: Automaticamente vai estar "Não" como selecionado, este ano segundo o decreto-lei que foi lançado, uma das medidas excecionais da pandemia é que nenhum aluno precisa de fazer exames para aprovação no secundário.

A única exceção são os alunos que reprovaram ou anularem a disciplina.

4.6 - Salta por agora.

4.7 - Podes ignorar porque está preenchido automaticamente.

4.8 - Para prova de ingresso: Assinalas "Sim" sempre! Na realidade, nem existe outra opção se já concluiste a disciplina.

Porquê? Perguntas tu. Nunca és prejudicado se marcares esse exame para ser usado como prova de ingresso, porque o sistema de candidatura só conta a melhor combinação de notas possível (média de secundário + exames como prova de ingresso).

Depois do "Sim" no 4.8, desbloqueia a opção do 4.6 - onde terás de escolher se vais fazer exame para melhorar a nota (enquanto Prova de Ingresso) ou não, ou seja, respondes que “Sim” se já tiveres realizado este exame o ano passado.

 

5. Apenas requer Ficha ENES? - Só assinalas que "Sim" neste campo se queres a ficha ENES para fazer a candidatura ao ensino superior e não vais fazer exames.

 

6. Beneficia de Ação Social Escolar? - Se tens bolsa/SASE assinalas "Sim" e selecionas qual é o escalão. Se não, assinalas com "Não".

 

7. Situação Escolar

- Se estás atualmente matriculado na escola em que te estás a inscrever assinalas a 1ª opção;

- Se estás matriculado noutra escola  - normalmente os alunos doe ensino profissional ou artístico especializado - assinalas na 2ª opção;

- Se não estás matriculado em escola alguma tens de indicar em que ano letivo foi a tua última matrícula e em que escola;

- A última opção serve apenas para algum caso que não se encaixe nos outros.

Dependendo do que preencheste neste passo, podem ser pedidos alguns documentos que terás de anexar no fundo da página.

 

8. Outros

- Indicas se tens necessidades educativas especiais - Isto destina-se a alunos que podem precisar de um equipamento especifico como um computador ou algum tipo de instrumento. Se for o caso, colocas SIM.

- Indicas se tens todas as vacinas em dia (neste caso não tem ligação à COVID-19).

 

9. Documentos

Por fim, serão pedidos alguns documentos. Contudo, antes de falarmos de cada um deles, é importante saberes que não precisas de entregar os documentos já. Podes simplesmente submeter a inscrição nos exames e entregar os documentos mais tarde na escola. Primeiro, irá aparecer o Pedido de Senha.

Isto apenas se destina a alunos do 12º ano que querem ir para o ensino superior público. Se não és um destes casos, apenas ignora.

Se não sabes ainda o que é a senha, está na altura de descobrires, consulta o nosso artigo sobre o pedido de atribuição de senha!

Depois, para quem vai fazer exames numa escola que não é a sua, a plataforma irá pedir mais documentos tal como o documento de identificação, o documento comprovativo de habilitações académicas e o comprovativo de residência ou local de trabalho.

Caso tenhas solicitado adaptações ao processo de avaliação, será-te pedido um comprovativo de adaptações ao processo de avaliação que poderás pedir na tua escola. 

Se optares por entregar alguns ou todos os documentos mais tarde, não te preocupes que a escola irá entrar em contacto contigo para te informar como o deves fazer. 

 

10. Submissão

Antes de submeter, confirma que está tudo correto! Se preferires, até podes guardar a inscrição e acabá-la mais tarde, sem perder nenhum dado.

 

11. Confirmação e Pagamento

Após submeteres, receberás sempre um e-mail da escola a confirmar ou a dizer que encontrou algum erro. Caso haja erros, vais receber um email a informar que tens apenas 2 dias úteis para corrigires na plataforma o que estiver errado. 

Também é importante saberes que não terás de pagar nada pela pelo processo de inscrição. No entanto, após todo o processo de submissão e revisão do processo pela escola, se tiveres algo a pagar pelos exames, por exemplo caso faças um exame de melhoria, a tua escola entrará em contacto contigo para ires lá pagar.

 

Se não te chegar, vê o documento oficial da Direção Geral da Educação e do Júri Nacional de Exames com as instruções de preenchimento do da inscrição e com as instruções sobre a PIEPE.

 

E se deixar passar o Prazo de Inscrição?

Nesse caso, deves ver o nosso artigo que explica como é que se processa a inscrição "fora de horas". Podes fazer a inscrição na mesma, mas existem algumas nuances.

 

Resumo e Conselhos:

  • Se estás interessado no concurso especial para profissionas ou artísticos especializados, esta inscrição nos exames nacionais, não tem a ver com isso! Ainda assim, sugerimos que faças agora a inscrição na mesma e aguardes a informação sobre esse concurso.
  • Se não vais fazer melhorias de prova de ingresso e apenas queres a ficha ENES, ignora a tabela 4 salta logo para o ponto 5
  • Em qualquer circunstância, assinala com SIM no ponto 4.8 e no 4.6, não perdes nada!
  • Se ainda tens dúvidas sobre isto, envia e-mail para nós através do e-mail duvidas@inspiringfuture.pt