Estudar medicina de forma moderna e inovadora

Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa
9 maio 2019

A NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM) é a escola médica da Universidade NOVA de Lisboa (UNL) que se dedica ao ensino da medicina de uma forma moderna e inovadora. Para além da excelência na qualidade do ensino e da investigação, a sua localização no coração de Lisboa, permite que estudes no centro da cidade e estejas perto não só dos vários hospitais onde vais estagiar, como de outros pontos de interesse da cidade como por exemplo a Avenida da Liberdade, o Rossio ou a Baixa.

Se és aluno do 12º ano e o teu sonho é seguir medicina, deixa-te levar pelos testemunhos dos nossos atuais estudantes e percebe porque te deves juntar a nós!

Joana Fernandes, aluna do 1º ano do Mestrado Integrado em Medicina:

“A NMS|FCM foi a minha primeira escolha e continuaria a ser. O que me fez escolher esta faculdade por um lado, foi os vários hospitais onde se podia fazer estágios. Na NOVA temos acesso a 21 hospitais tanto públicos como privados e 20 Centros de Saúde. Outra coisa que foi para mim muito importante na decisão foi o rácio entre estudante e o médico nos estágios. O rácio é de 3 estudantes para 1 médico, o que é completamente diferente das outras universidades do país.

Por outro lado, o ambiente da NOVA é muito mais de entreajuda e menos competitivo. Há uma grande entreajuda entre as pessoas do mesmo ano, ou mais velhas. Mesmo que não conheças as pessoas, podes sempre falar com elas e perguntar: “Olha, explica-me o canal inguinal”, e a pessoa explica.”

Johanna Hietala, aluna do 2º ano do Mestrado Integrado em Medicina:

“Eu decidi vir para a NMS|FCM parcialmente pelo rácio estudante-médico e também pelo ambiente da faculdade. O ponto mais forte de estudar aqui, eu acho que é a diversidade de hospitais, porque é uma dinâmica totalmente diferente. Cada pessoa vive a sua dinâmica e ao longo do curso vão rodando todos os hospitais, portanto toda a gente vê de tudo.

Temos uma diversidade enorme que não veríamos se tivéssemos só fechados num hospital. Depois existem várias atividades extracurriculares que conseguem fazer. Na NOVA temos um leque tão grande de atividades extracurriculares, que se eu não quisesse passar um único dia na biblioteca, não passava porque tinha coisas diferentes para fazer todos os dias.”

No dia 9 de maio a NMS|FCM abrirá as suas portas com o Open Day, para que fiques a conhecer de perto a faculdade. Será uma excelente oportunidade para conheceres alunos, professores e investigadores. Fica atento ao site -, à página de Facebook - , assim como ao site da Associação de Estudantes - e respetiva página de Facebook