Ensino Superior vs Ensino Secundário: Quais as diferenças?

Redatora com Futuro
25 Março 2020

O mundo do ensino superior é algo completamente novo. E por vezes podes sentir-te perdido no meio de tantos termos novos e mudanças. Mas para isso é que o Inspiring Future está aqui, para te ajudar nessa mudança. Então, vou enumerar-te algumas diferenças entre o ensino secundário e o ensino superior.

 

Disciplinas

No secundário, algo como História, Português e até Matemática são consideradas disciplinas, mas numa licenciatura, mestrado integrado ou CTeSP estás passam a chamar-se Unidades Curriculares.

 

Testes

Os testes são substituídos por Exercícios Escritos, Laboratoriais e/ou Frequências, dependendo de instituição para instituição.

Se no final do semestre obtiveres uma nota superior a 9,5 em todos os elementos de avaliação podes ou não ir a exame, dependendo da unidade curricular e da instituição. 

 

Semestres

No secundário, existem três períodos, na grande maioria das escolas, e durante estes períodos estás a ser avaliado para as mesmas disciplinas.

Bem, na universidade as coisas são um pouco diferentes. Existem dois semestres e estes semestres têm diferentes unidades curriculares, entre si.

 

Por exemplo, no secundário fazes testes de Português ao longo do primeiro, segundo e terceiro período e a média do teste e da tua participação e comportamento resulta na tua nota final à disciplina.

No ensino superior, se estiveres no curso de Ciências da Comunicação, por exemplo, vais ter uma unidade curricular de Metodologias de Investigação. A tua nota final a esta unidade curricular vai ser feita através da ponderação dos testes e dos trabalhos.

 

Faltas                                                                                                 

Existe ainda um enorme mito sobre as presenças nas aulas. Bem, se no secundário era praticamente impossível chumbares por faltas, nas Instituições de Ensino Superior a coisa muda um pouco. O mito de que não tens de ir às aulas não é verdade em todas as unidades curriculares, na maior parte das vezes este mito está associado, quase exclusivamente, a algumas aulas teóricas. Pois, em muitas aulas, existe uma coisa incrível. Chama-se: folha de presenças. E, ainda tens a nossa querida chamada - sim, porque no Ensino Superior os docentes/professores também fazem isso.

 

Professores

Não esperes que saibam o teu nome. No máximo podem perguntar-te qual é o teu nome todas as aulas. Mas, vamos ser sinceros, se os professores no secundário passam dois anos contigo e, às vezes, não sabem o teu nome, imagina o que seria dos do ensino superior decorarem no mínimo 90 nomes. 

 

Dificuldade

Acho que o maior mito associado é a dificuldade. Não te vou mentir e dizer que é exatamente igual a estares no secundário.

Acredita não é, existem semanas em que entre trabalhos e exercícios escritos, nem te vais lembrar do teu nome.

Existem outras semanas em que parece que não fazes nada de especial e que o mundo parou. Mas no final tudo compensa quando estás a estudar para seres o que sempre sonhaste.