Concurso especial de acesso para alunos do profissional só em 2019/20

Inspiring Future
16 Maio 2018

Um possível Concurso ao Ensino Superior para alunos vindos dos cursos profissionais só poderá acontecer no ano letivo de 2019/2020. Esta foi a ideia que Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior, tornou pública esta terça-feira, justificando que o assunto "implica um processo que demora vários meses."

"Um novo concurso para os estudantes que acabam o ensino secundário pela via profissional nunca demora menos de um ano a implementar. A principal via para esses estudantes são as formações curtas, os TESP (Cursos Técnicos Superiores Profissionais)", começou por explicar à agência Lusa.

"É minha intenção clara alargar essa possibilidade. Propus ao CCISP começar por ser vias concursos locais, o que me foi solicitado que em vez de concursos locais fosse feito um concurso nacional de acesso específico para esses estudantes. É um processo complexo, mas está nos nossos planos não apenas começar por um regime transitório com concursos locais, mas vir a garantir as condições necessárias para um concurso nacional", concluiu Manuel Heitor.

O Diário de Notícias lembra que "recentemente o Conselho de Ministros aprovou um diploma que altera as regras e exigências de conclusão do ensino secundário para estes alunos, retirando-lhes a obrigatoriedade de prestarem provas a matérias que não lhes foram lecionadas."


DEIXA UM COMENTÁRIO