Como usar as férias da Páscoa para preparar para os exames

Redatora com Futuro
3 Abril 2019

Pode não parecer mas o segundo período está mesmo, mesmo, a acabar e o derradeiro a começar. Estão a chegar os trabalhos de final de ano, os testes, apoios, preparações para os exames nacionais.

Há exatamente um ano, eu estava a passar por essa mesma fase. A de organizar tudo o máximo possível, para conseguir conciliar o estudo mas também ter tempo para mim.

A verdade é que não é fácil: além de existir toda aquela pressão de estar finalmente a acontecer, é tudo tão rápido que parece que nada fica concluído, ou feito da forma que queremos.

Eu lembro-me na perfeição de ter aulas das oito e trinta da manhã até à uma e meia, e passar tardes inteiras entre os livros de matemática e português, mas o meu único problema é que eu não sabia conciliar a parte de estudar com o facto de nós não vivermos apenas para os livros.

E aí entrou a parte da organização. Eu sou extremamente organizada - há quem diga que é uma característica das pessoas que nascem no mesmo mês que eu; há quem diga que isso é mesmo um traço da pessoa.

Eu acredito que isso é algo genérico, até porque nós podemos ser organizados no nosso mundo da desorganização. Mas criar um horário, quer seja em computador ou em papel, pode ajudar-te imenso.

Foi o que aconteceu no meu caso! Visualizar tudo o que tinha para fazer, dividir por dias e horas, ajudou-me imenso nessa altura. E nem é preciso teres muito trabalho para o conseguires: existem imensos sites na internet que te permitem descarregar gratuitamente planners, ou horário, para que possas facilmente organizar a grande confusão que é o último período de aulas e os exames nacionais.

E, bem, já que estamos numa de conselhos, aquele que te posso dar é_ não desesperes; arrancar cabelos não resolve nada!


DEIXA UM COMENTÁRIO