Como sobreviver ao Ensino Superior sem dominar a Língua Inglesa?

Redator com Futuro
9 maio 2019

O medo, o drama, a tragédia: como sobreviver ao Ensino Superior sem dominar a Língua Inglesa?

Meu amigo ou amiga que estás a ler este texto neste momento, antes que desesperes porque o teu inglês se restringe a uma base de “put me the cream”, respira fundo, conta até dez, e presta atenção ao que tenho para te dizer.

Antes de tudo, deixa-me desmistificar uma coisa: O Inglês é SIM um recurso que está cada vez mais a deixar de ser uma mais-valia para se tornar um REQUISITO, não só no teu percurso educativo como a nível profissional e mesmo pessoal, por isso, está na hora de meteres as mãos à massa e começares a tornar-te no poliglota do teu bairro.

Para atingir tal conquista não vais ter de enveredar por aventuras megalómanas à Indiana Jones, tornar-te num supersoldado que nem Capitão América ou até mesmo fundar uma revolução política ao nível de Katniss Everdeen, na verdade, aprender Inglês pode mesmo ser mais fácil e menos monótono do que pensas. Deixa-me apresentar-te algumas das mais populares formas de dar um upgrade à tua vida:

Cursos Presenciais 

Talvez estes cursos sejam a forma mais completa de dominares uma nova Língua, seja o Inglês ou uma outra, no entanto talvez seja a mais inacessível, uma vez que argumentos como falta de tempo ou impossibilidade monetária podes vir à tona nesta discussão. No entanto, nada melhor que pesquisar por organizações conhecidas e que te ofereçam não só formação como certificação, sendo que depois de reunires toda a informação poderás tomar uma decisão que sendo “afirmativa” ou não, será sempre informada;

Cursos Online

Deixa-me apresentar-te um mundo que talvez já conheças – a Internet – onde decerto encontrarás tudo o que precisas para te tornar num Einstein da Língua Inglesa. Esta será decerto uma solução com níveis médios de acessibilidade e completude pela qual poderás obtar, criando apenas outro separador no teu browser;

Séries e Filmes

Sim, a ficção internacional pode sim ajudar-te a compreender uma outra língua! São milhares de séries e filmes que basta assistires primeiro com legendas em português, assumindo depois a ousadia de usar legendas em Inglês e pesquisando palavras que não compreendas, e por fim, no ápice do teu talento, assistindo a estes conteúdos na sua língua nativa, até porque te posso garantir que um filme sem legendas demonstra muito mais atuações excelentes do teu ator favorito, do que o mesmo filme legendado.

Por isso larga a procrastinação e começa já a desenvolver o teu Inglês, para que possas dar um bailinho a qualquer manual ou estudo internacional que te apareça pela frente.