Como nos podemos aperfeiçoar em 6 simples passos

Inspiring Future
16 Fevereiro 2018

Muitos de nós, deitados em cima da passadeira de corrida, ou dos manuais escolares, gostaríamos de nos aperfeiçoar, de nos tornarmos alguém melhor. Mas, com certeza, não será desse modo que o conseguirás fazer. Por isso, neste artigo, mostramos-te 6 simples passos de como te podes auto aperfeiçoar.

            Em primeiro lugar, hoje em dia, existem muitos livros de autoajuda como The 10-Minute Millionaire ou 10 Minutes To Better Health, mas a lição que deves tirar desde já é que, sem força de vontade nunca conseguirás alcançar o teu objetivo, por muitos livros deste género que compres ou leias.

            Em segundo lugar, a prática de yoga é também apontada como uma boa técnica para o relaxamento. Respirar fundo, “inalar o futuro e exalar o passado”, tal como refere o livro The 10 Minute Yoga Solution. O yoga pode trazer vários benefícios, como o relaxamento ou a flexibilidade, mas também são apontadas algumas coisas negativas como, caso seja praticada em grupo, o embaraço ou a humilhação. Contudo, se não te sentes confortável a praticar isto em grupo porque não o tentas sozinho, no conforto de tua casa? E não há desculpas, porque hoje em dia existem milhares de vídeos na Internet ou livros que te ensinam como o fazer da melhor forma.

            Ouvir podcasts pode ser outra forma de nos auto aperfeiçoarmos. Desde podcasts de motivação, a áudios sobre temas que, à primeira vista podem nem sequer te interessar, tens todo um mundo por descobrir à tua espera. Procura experimentar algo novo, mas que de alguma forma te possa enriquecer. Por vezes, novas experiências podem levar-nos a concluir coisas que não estávamos à espera de o concluir a partir desse ponto (sim, estamos a falar de, por exemplo, a escolha do curso que queres seguir). Para além disso, se achas que o teu tempo é demasiado precioso, existe a possibilidade de acelerares os podcasts, para que, ao invés de demorarem 20 minutos, demorem 10 ou 15.

            Não tentes forçar a felicidade. Quanto mais procuras pelo tão desejado elixir da felicidade ou até mesmo do sucesso, mais longe estarás de o encontrar. Deixa-te levar pelas boas ações, pelos bons pensamentos e verás que serás conduzido à tão desejada felicidade. Se praticares uma boa ação com certeza te sentirás grato e, consequentemente, feliz.

Sermos gratos. A gratidão nem sempre é um sentimento fácil de se alcançar, mas através dos referidos livros e/ ou podcasts a tarefa torna-se mais fácil. Com o simples gesto de pegares no teu telemóvel e enviares uma mensagem, a qualquer pessoa da tua lista telefónica, a dizer o quão el@ é importante na tua vida, mais rapidamente esse sentimento virá. Esta é também uma forma de autoaperfeiçoamento bastante simples.

            Escreve! Escrever pode ser uma forma de libertares tudo o que de mau há em ti, mas também de refletires sobre o que de bom te tenha acontecido. É um excelente exercício de reflexão pessoal, pois te ajuda a refletir sobre os pontos positivos e os que tens de melhorar em relação a diversos temas.

            Por último, fazer resoluções de Ano Novo nem sempre é a melhor forma de cumprir os nossos objetivos. 12 meses passam muito depressa e nem sempre temos tempo para cumprir tudo o que tínhamos planeado. Por vezes, é mais fácil criar objetivos a longo prazo que, apesar de nos manterem motivados a cumpri-los não nos deixam desapontados, mesmo que não os consigamos cumprir no tempo estabelecido.

            Acredita, quanto mais forças as coisas, com resoluções e com uma excessiva busca da felicidade/ sucesso, pior é e mais longe ficarás do teu objetivo. O tempo resolve tudo e, com algumas das dicas que te demos acima, mais facilmente conseguirás alcançar tudo o que desejas!

Artigo assinado por Sara Júnior e Marta Moura e baseado em: https://www.theguardian.com/lifeandstyle/2018/jan/06/too-busy-lazy-person-guide-self-improvement


DEIXA UM COMENTÁRIO