Como lidar com a pressão dos Exames Nacionais

Redatora com Futuro
24 abril 2023

Os derradeiros exames nacionais estão quase a chegar. Até é seguro dizer que os professores por volta desta altura já estão a encher as salas de aula com piropos daqui e piropos dali, tipo: "Já sabem isto de trás para a frente, não sabem? É que se não o Exame vai correr-vos bem, de certeza!". Já começaste a hiperventilar? Respira! E fica calm@.

 

 

Hoje vamos deixar aqui 3 dicas que vão ajudar-te a lidar com a questão dos exames nacionais:

 

1. Coloca tudo em ordem

O grande erro de muita gente é focar-se demasiado na matéria do ano em que está e esquecer-se que, infelizmente, os exames nacionais requerem conhecimentos acumulados de dois/três anos. 
Com o passar do tempo, é bem provável que os teus apontamentos estejam all over the place e com um pouco de azar, até podes ter algumas matérias em falta. Então, para não teres grandes perdas de tempo, convém verificares com antecedência como está o teu ponto de situação e organizar os resumos da melhor forma, por exemplo: Separar os resumos por ano letivo e depois, as matérias.

 

 

2. Não cedas à pressão

É um pouco mais fáci falar (ou neste caso, escrever) do que fazer...

Sabes quando o professor decide mencionar os exames nacionais com um tom de ameaça e tu automaticamente começas a sentir que o teu coração vai saltar pela garganta fora? Bem, não deixes. 
Guarda o coração para onde ele deve estar e mais importante, não cedas à pressão. Isto porque se te deixares levar pela pressão posta por seja quem for, vais começar a duvidar das tuas capacidades. Com essas dúvidas, vêm os pensamentos pessimistas! E toda a gente sabe que o pessimismo é meio caminho andado para o fracasso.
Com isto tudo, não vais conseguir concentrar no que realmente interessa e vais te perder.
O nosso conselho é lembrares-te sempre de que és capaz. Lembra-te daquelas notas que tiveste e que te deixaram feliz! Se és capaz disso, és capaz de partir tudo nos exames.

 

 

3. Vai aos apoios e tira dúvidas

Os apoios são mesmo mesmo essenciais! E eu vamos dizer-te o porquê:

Lá és capaz de tirar as tuas dúvidas mais à vontade, ouvir as dúvidas dos teus colegas e consegues trabalhar um pouco mais com o professor a matéria que deram. Para além disso, alguns professores gostam de usar os apoios para rever a matéria dos anos anteriores, o que irá poupar-te imenso tempo, sendo que a matéria irá ficar mais fresca e não vai ser tão difícil de rever quando estiveres sozinh@. Se isto não for rotina do teu professor, podes sempre sugerir!

Para além disto (e já devia chegar como razão), muitas vezes, nestes apoios falam-se de algumas manhas que os exames têm. Aquelas manhas que normalmente os professores não têm tempo para falar nas aulas!

 

4. Estratégias e outras dicas!

Se achas que multitasking durante o estudo é bem jogado ou alguém te disse isso, é porque ainda não viste o nosso artigo sobre multitasking. Spoiler alert: normalmente quando se faz muito ao mesmo tempo, nunca é bem feito.

Não há estratégias de estudo perfeitas, a melhor estratégia de sempre será a que é melhor para ti e para as tuas características pessoais. Portanto, investiga qual é o melhor método de estudo para ti! Isto pode implicar que testes vários sistemas, mas no fim vai compensar.

Independentemente do método ou estratégia que uses para estudar, nunca te esqueças que um bom estudo (ou qualquer outra atividade realizada por seres humanos) depende de uma boa alimentação. Quanto melhor forma a tua alimentação, melhores serão os teus resultados nos exames!