Como Lidar Com Os Exames Nacionais

Clara Almeida
Redatora com Futuro
26 Fevereiro 2018

O pessoal do secundário já está a meio do segundo período. Isto significa que os derradeiros exames nacionais estão quase a chegar. Até é seguro dizer que os professores por volta desta altura já estão a encher as salas de aula com piropos daqui e piropos dali. Já começaste a hiperventilar? Respirai! E fica calm@.

Hoje vou dar-te 3 dicas que vão ajudar-te a lidar com a questão dos exames nacionais:

Coloca tudo em ordem

O grande erro de muita gente é focar-se demasiado na matéria do ano em que está e esquecer-se que, infelizmente, os exames nacionais requerem conhecimentos acumulados de dois/três anos. 
Com o passar do tempo, é bem provável que os teus apontamentos estejam all over the place e com um pouco de azar, até podes ter algumas matérias em falta. Então, para não teres grandes perdas de tempo, convém verificares com antecedência como está o teu ponto de situação e organizar os resumos da melhor forma, por exemplo: Separar os resumos por ano letivo e depois, as matérias.

Não cedas à pressão

Sabes quando o professor decide mencionar os exames nacionais com um tom de ameaça e tu automaticamente começas a sentir que o teu coração vai saltar pela garganta fora? Bem, não deixes. 
Guarda o coração para onde ele deve estar e mais importante, não cedas à pressão. Isto porque se te deixares levar pela pressão posta por seja quem for, vais começar a duvidar das tuas capacidades. Com essas dúvidas, vêm os pensamentos pessimistas! E toda a gente sabe que o pessimismo é meio caminho andado para o fracasso.
Com isto tudo, não vais conseguir concentrar no que realmente interessa e vais te perder.
O meu conselho é lembrares-te sempre de que és capaz.

Vai aos apoios e tira dúvidas

Os apoios são mesmo mesmo essenciais! E eu vou dizer porquê:

Lá és capaz de tirar as tuas dúvidas mais à vontade, ouvir as dúvidas dos teus colegas e consegues trabalhar um pouco mais com o professor a matéria que deram. Para além disso, alguns professores gostam de usar os apoios para rever a matéria dos anos anteriores, o que irá poupar-te imenso tempo, sendo que a matéria irá ficar mais fresca e não vai ser tão difícil de rever quando estiveres sozinho. Se isto não for rotina do teu professor, podes sempre sugerir!


DEIXA UM COMENTÁRIO