Como estudar para o exame de Filosofia?

4 Julho 2020

Tanto para estudar! E agora? Por onde começar? Como fazer?

O estudo para a disciplina de Filosofia pode ser assustador, sobretudo pela quantidade de conteúdos que envolve. Para ultrapassar isto, trazemos-te aqui algumas dicas da nossa especialista de exames!

 

Como podes encaixar tanta matéria no tempo que tenho para estudar?

“A melhor estratégia para dar resposta à ansiedade que esta situação desencadeia passa por uma gestão equilibrada do calendário de estudo. Distribuir os conteúdos por dias, gerindo o tempo de estudo e dando mais importância aos aspetos que são mais complexos ou mais densos poderá revelar-se uma estratégia adequada.”

 

Por onde começar?

“É importante dominar os temas tratados aos longo dos dois anos, os conteúdos que implicam, os autores que envolvem e as suas posições. Este estudo deve ser acompanhado do desenvolvimento das capacidades de problematização que permitem identificar, formular e relacionar problemas de natureza filosófica. É fundamental ter domínio dos conceitos fundamentais da disciplina (uma esquematização das ideias centrais para cada módulo poderá ser bom auxiliar da compreensão das matérias) para poder identificar e avaliar criticamente teses e argumentos.”

 

Depois de tanto estudo… como aplicar isso no exame?

“O estudo não deve, porém, reduzir-se aos conteúdos. É fundamental também afinar as capacidades que deverão ser mobilizadas no dia da realização do exame. No decurso do exame, a atenção aos textos e a interpretação dos enunciados são fundamentais e podem fazer toda a diferença. Antes de dar início a cada resposta, é imprescindível também que se faça um esquema das ideias essenciais (sobretudo quando a resposta é mais longa), de forma a ser possível verificar se nada do essencial ficará esquecido e se os dados a apresentar estão organizados de forma ajustada ao que é solicitado. Uma atenção especial aos exercícios de escolha múltipla: não esquecer que a leitura atenta e analítica das opções oferecidas pode fazer a diferença, antes de se efetuar uma escolha consciente. Lembremo-nos também que muitas hesitações costumam ser desaconselháveis. Alterar uma opção no último minuto poderá não ser a melhor opção.”

 

Lembra-te que uma boa preparação é fundamental para que te possas sentir mais confortável, no momento do exame. Para além disso, deverá ser um momento de concentração máxima para conseguires chegar ao resultado que tanto esperas!

 

Para te preparares melhor ainda, temos também para ti a nossa coleção de preparação para os exames! Está com um desconto de 50% atualmente:

Boa sorte!