Como enfrentar aquela preguiça do pós-férias?

Redatora com Futuro
17 Setembro 2018

Praia, mergulhos, delete em todos os despertadores e descanso total. Depois de dois meses nesta vida voltar ao trabalho não é fácil. Acordar cedo é um tormento, pegar numa caneta para escrever já é esquisito e pensar em trabalhos de casa, exercícios, livros e testes dá aquela dor no coração.

Ora bem, queres uma boa notícia? A PARTE MAIS DIFÍCIL É COMEÇAR!

Então, em vez de ires adiando o trabalho e deixares tudo para a última, é importante dividires o trabalho pelos vários dias e ires começando a fazer um bocadinho todos os dias. Este é apenas o começo do teu novo começo. Lê, de seguida, algumas dicas, cientificamente testadas, para começares a trabalhar quando a preguiça apertar:

Encara cada início como um novo projeto: Põe na cabeça que estás a começar algo novo e que este ano é para valer. Novos compromissos vão aumentar a motivação e depois é só manter.

Recompensa-te: Estudos mostram que os níveis de dopamina são importantes na motivação aquando o início de uma tarefa, portanto, come uma fatia de bolo, vê um vídeo de comédia…faz algo que te faça feliz antes de trabalhar e trabalharás mais satisfeito!

Faz uma massagem: Utiliza aqueles rolos ou qualquer material que aches adequado e relaxa. As massagens vão diminuir o teu stress e permitir que estejas calmo(a) e motivado(a).  Assegura-te é que não adormeces.

Começa por tarefas pequenas: Não queiras iniciar o teu ano a estudar na véspera do teste. Vai fazendo, desde início, os trabalhos e exercícios propostos e vai completando pequenas tarefas que te vão dar mais força para as grandes.

Faz um contrato contigo mesmo: “Daqui a meia hora tenho que ter este texto escrito”, “antes do jantar tenho que acabar estes exercícios todos”, “só vou comer quando tiver esta matéria na ponta da língua”. Desafia-te e impõe ritmos ao teu trabalho. Se precisares de uma ajudinha utiliza a aplicação Stickk.com que não deixa espaço para enganos.

Bom regresso!


DEIXA UM COMENTÁRIO