Com a licenciatura de Engenharia Aeronáutica da Atlântica nem o céu é o limite!

Escola Universitária de Ciências Empresariais, Saúde, Tecnologias e Engenharia
7 Outubro 2019

Se te fascinam aviões e queres entrar no ensino superior, se gostas de mecânica e fabricação, de laboratórios, tecnologia e materiais novos, tens vocação para engenharias e preocupam-te boas saídas profissionais mas a fazer o que gostas, de que estás à espera?

Vem concretizar o teu sonho!

Talvez não nos conheças ainda nesta área, mas aceita o desafio. A Atlântica tem uma forte ligação ao mundo empresarial e industrial. Para mais, pensa, onde podes estar a estudar no 1º ano de Engenharia Aeronáutica ou de Materiais e a fazer estágios na FIDAMC/Airbus e na Airtificial, por exemplo? 

Na Atlântica valorizamos a componente prática e laboratorial das licenciaturas e os estágios começam logo no 1º ano em empresas do setor, parceiros da indústria internacional. 

Caso te preocupe a empregabilidade, a indústria aeronáutica teve um crescimento exponencial nos últimos anos em Portugal e no mundo. Esta indústria está agrupada no AEDCluster Portugal (Aeronáutica, Espaço e Defesa), no qual a Atlântica está integrada, e o qual estima, para os próximos cinco anos, duplicar a contribuição dos três setores dos atuais 1,2% para 3% do PIB. 

As previsões da AIRBUS para o crescimento de fabrico de aeronaves comerciais nos próximos 20 anos são de cerca de 35 000 novos aviões, dos quais cerca de 25 000 “singe aisle aircraft”, 8 500 “twin-aisle aircraft” e 1 500 “very large aircraft”. Este crescimento implica uma necessidade de formação de engenheiros para a concepção, fabrico e manutenção de aeronaves e para a qual Portugal tem de estar preparado, sendo o objetivo da Atlântica dar uma excelente contribuição para esta formação. 

Que te parece fazeres parte deste Projeto?

Este crescimento exponencial tem que ser acompanhado por medidas várias a nível nacional e mundial, que passam por planeamento de recursos humanos, formação certificada e credenciada, programas educacionais adaptados às necessidades do mercado e maior cooperação e sinergias entre as entidades envolvidas.

Será necessário garantir que existem profissionais de aviação e para a indústria aeronáutica qualificados e competentes, que possam desenhar e produzir aviões e que possam gerir e manter o futuro sistema de transporte aéreo internacional. E isto é crítico dados os números existentes à data.

Há muitas portas que se abrem hoje em dia para este mercado de trabalho, que não passam apenas por se ser piloto ou por ter notas acima de 18 valores. Além do mais, com as nossas Licenciaturas, poderás ser um talento a reter em qualquer indústria que utilize materiais novos e novas tecnologias, não só na indústria aeronáutica como também na automóvel e muitas outras.

Ainda não te decidiste?

Este ano, o mote da Atlântica é “Aqui tens Saída” - talvez tenhas visto nas redes sociais. E esta é uma clara alusão à nossa estratégia de assegurar forte empregabilidade aos nossos alunos. Os resultados estão à vista, mais de 90% de taxa de empregabilidade em todos os nossos cursos. A nossa missão é a qualificação de alto nível. Formar futuros profissionais que distinguem a Atlântica como um valioso instrumento de progresso universitário em Portugal. 

E para isso muito contribuem os nossos excelentes professores! Através de uma filosofia de mentoria e diálogo, têm uma grande proximidade com os nossos alunos para maximizar o seu potencial, a motivação e o know-how de cada um. 

Para mais, estamos num campus privilegiado na Fábrica da Pólvora de Barcarena, a 10 minutos de carro de Lisboa ou a 18 minutos de combóio. 

Então...

Se gostas de trabalho de laboratório, de inovar e investigar ou mais de trabalhos práticos, manuais ou de mecânica … se és mais engenhocas e gostas de equipamentos e tecnologias modernas … a tua Opção deveria estar tomada! Do que estás à espera para fazeres a tua candidatura? 

Sabe mais sobre as nossas Licenciaturas no nosso site ou pede mais informações: Engenharia Aeronáutica e/ou Engenharia de Materiais.

Não percas esta oportunidade e vem estudar Engenharia na Atlântica. Esperamos por ti, mas atenção que as aulas começam a 14 de outubro e as matrículas encerram no final do mês.

Acredita, esta é uma experiência que te vai abrir horizontes. E não te esqueças… segue a tua paixão, só isso te fará um bom profissional no futuro!

O futuro da aeronáutica começa com um novo avião, mais eficiente e menos poluente, e o teu futuro?