Bem-vindo aos “Nervosos-Anónimos”, o clube dos que estão à espera do dia das colocações

Redator com Futuro
6 setembro 2021

Sê bem-vindo aos “Nervosos-Anónimos”, o clube de que todos nós passamos a fazer parte durante aquele intervalo de tempo que mais parece uma vida, entre o dia em que fecham as candidaturas e o dia em que os resultados do acesso ao Ensino Superior são publicados. E não penses que estás sozinho - és só tu e mais não sei quantos milhares de jovens que acabaram o secundário e que estão neste momento a pensar que em 5 minutos de candidatura acabaram de definir todo o resto da sua vida.

Neste momento estás a pensar: “Lá vem este armar-se em bom e dizer-me que ficar nervoso não adianta nada e que ele apenas se ocupou a fazer outras coisas e o dia da publicação dos resultados chegou sem sequer notar que passou todo aquele tempo”; A minha resposta a tal indignação? Quem me dera! Confuso? Deixa-me contar-te como foi o dia em que recebi os resultados.

Três dias antes do dia D, numa conversa à mesa com os meus pais, descubro que vou, digamos, “mudar de ares”. Estava marcada uma viagem no dia seguinte até às profundezas do interior Alentejano. Traduzindo, isto significava que passaria este momento determinante da minha vida numa zona sem rede, 3G, 4G, Wifi, e tudo o que me poderia trazer a derradeira notícia.

Conclusão? Estive literalmente das 10h00 às 23h00 do dia D em cima de umas escadas no quintal do meu vizinho, ao frio, a tentar usar o meu único traço de rede para saber se já tinham saído as colocações.  

E o que acontece no final de contas? Chega à hora das colocações serem publicadas, recebo o e-mail e aquele maldito traço de rede decide desaparecer de vez, obrigando-me a acordar os meus pais, a pegar no carro, e a fazer 10 Km até à vila mais próxima com rede para descobrir que afinal tudo tinha corrido bem.

Portanto, meu amigo ou amiga, relaxa, que eu compreendo perfeitamente a tua situação atual; assim sendo, tenta fazer o que eu fiz até ao dia D: procura atividades extracurriculares - no meu caso, o teatro -, aprende um novo instrumento, percorre as profundezas da net até encontrares algo que te agrade, põe as tuas séries e filmes em dia ou faz outra coisa qualquer que te possa ajudar a lidar com todo este stress impróprio para cardíacos!

E se estiveres no topo da montanha da ansiedade, lembra-te: pelo menos já ocupaste uns cinco minutos a ler este texto! Se não te chegou, podes continuar nestes artigos que te dão dicas para lidar com isso ou que quanto mais não sejam vão distrair esse teu cérebro ansioso e nervoso:

- "Não stresses com as notícias! Não te leva a lado algum!";
- "5 dicas para combater a ansiedade!";
- "As emoções e palavras que uns veneram e tu nem sabes que existem!"