Aqui tens saída: licenciaturas que te preparam para o futuro

Escola Universitária de Ciências Empresariais, Saúde, Tecnologias e Engenharia
8 Janeiro 2020

Estás prestes a entrar no Ensino Superior, mas ainda não sabes o que escolher? São muitos os fatores que pesam na tua decisão, por isso vamos ajudar-te a tomá-la da melhor forma.

Por muito cliché que possa parecer, é (mesmo) importante que tomes a decisão que te faz feliz e que optes pelo curso que mais te preenche. Para isso, deves pensar em quais são os teus interesses e qual a área que gostas mais de aprender. 

Se a tua resposta voar em torno de aviões e engenharias relacionadas, então estás no sítio certo. A Licenciatura em Ciências da Engenharia Aeronáutica e a Licenciatura em Engenharia de Materiais da Atlântica School são um ótimo ponto de partida para o teu futuro.

Atlântica School: onde a teoria é prática

Antes de tomares a tua decisão, é importante que escolhas um curso, e uma Universidade, que te preparem para os desafios do mundo profissional—e a Atlântica School orgulha-se disso mesmo.

Para além de uma forte componente teórica, onde aprendes o conhecimento basilar daquela que será a tua profissão futura, é dada elevada importância à componente prática.

Não acreditas? E se te dissermos que podes estagiar em algumas das empresas mais conhecidas internacionalmente a partir do 1º ano?

A Atlântica School prepara os seus alunos para voarem mais alto e dispõe das melhores instalações para isso. Duas das licenciaturas que mais beneficiam dessa vantagem são a de Engenharia de Materiais e a de Ciências da Engenharia Aeronáutica.

Licenciatura em Engenharia de Materiais: o que vais aprender

Desengana-te se pensas que esta licenciatura nada tem a ver com aviação, porque ela é fundamental a essa área. Para além de aprenderes bases matemáticas importantes e essenciais em todo o teu percurso, são também focados temas relacionados com as áreas de Química e Física.

Ao longo da licenciatura, terás a oportunidade de estudar várias classes de materiais (como Metais, Cerâmicos, Vidros, Polímeros e Compósitos), assim como aprender mais sobre todas as suas características.

No fundo, irás aprender tudo sobre cada tipo de material, desde a sua composição até à sua finalidade. Na Licenciatura em Engenharia de Materiais vais também aprender como modificar as propriedades finais dos materiais que estudaste ao longo do ano - até porque, aqui, o Engenheiro és tu.

Um dos maiores focos desta licenciatura é a área dos Materiais Compósitos, que está a atingir uma expansão global sem precedentes. Tal deve-se ao facto de, esses materiais, serem os mais utilizados na Indústria Aeronáutica, mais propriamente na construção de aeronaves.

Na verdade, a Airbus estima que, nos próximos 20 anos, sejam fabricadas 35.000 novas aeronaves comerciais. Números impressionantes, não achas?

É também com base nestes números que a Atlântica School assenta as bases desta licenciatura, da qual fazem parte estágios em grandes empresas—como a Artificial ou a própria Airbus. 

Licenciatura em Ciências da Engenharia Aeronáutica: conhecimentos para voares mais alto

Uma das principais vantagens desta licenciatura é o facto de oferecer dupla titulação com a Licenciatura em Engenharia de Materiais ou o curso de Piloto de Aeronaves. Por outras palavras, isto significa que podes acabar o teu ciclo de cursos com dois diplomas, em duas licenciaturas diferentes.

Confuso? Nós explicamos.

Tendo em conta que são muitas as disciplinas comuns a estas licenciaturas, surgiu a possibilidade dos alunos poderem fazer 2 cursos em 4 anos - isto significa que podes aliar todos os teus interesses e paixões num só “local”.

Na Licenciatura em Ciências da Engenharia Aeronáutica vais aprender conhecimentos em diversas vertentes, utilizando novos materiais e tecnologias em produtos inovadores, até porque só assim serás o profissional de excelência que queres ser.

Nesta licenciatura, terás a possibilidade de estagiar desde o 1º ano, o que significa que estarás sempre ligado à componente prática do curso. Para além disso, significa ainda que vais poder contactar com o meio profissional desde cedo, em empresas de renome mundial (como a FIDAMC Airbus e a Artificial).

Esperam-te horas de conhecimento dividido por aulas, estágios e seminários orientados por especialistas da Aeronáutica. A afluência é sempre grande dada a crescente procura atual de profissionais ligados à Indústria Aeronáutica/Aeroespacial.

Mas, se o teu objetivo for trabalhar fora de Portugal, não te preocupes, porque também serás preparado para isso nesta licenciatura. De facto, a Atlântica School orgulha-se de preparar os melhores alunos da área para qualquer contexto profissional.