Afinal, o salário não é tudo!

Redator com Futuro
14 Janeiro 2020

Escolher o emprego de sonho não é uma decisão leve de se fazer, e sem dúvida que passa por todo um balanceamento de ambições pessoais, preocupações e motivações

Escuso de te perguntar se já alguma vez procuraste na internet qual o ranking de profissões mais bem remuneradas. Aliás, por saber que esta é uma preocupação de todos, até te deixo um link de um artigo que o nosso editor Vicente escreveu especialmente para ti. Podes lê-lo clicando aqui.

No entanto, é importante saberes que a tua realização profissional é sem dúvida um fator essencial para alcançares a tua felicidade a longo prazo. 

“De acordo com o Índice de Confiança Global da Michael Page referente ao terceiro trimestre deste ano, o salário surge como o segundo factor que leva os portugueses a mudar de trabalho. Sabe qual é o primeiro?”

Esta é a opening line de um artigo super interessante da sapo que podes consultar aqui. Não só acreditamos que esta é uma pergunta cuja resposta pode potencializar o teu sucesso, como não poderíamos deixar de sublinhar alguns outputs que consideramos relevantes para o teu futuro percurso profissional. 

1. Mais de metade dos portugueses priorizam um “novo trabalho estimulado pelo desenvolvimento de novas competências profissionais”

Quando pensas no teu futuro, sem dúvida que te é mais fácil visualizar uma carreira do que te focares numa única profissão estática. A energia que um exercício profissional dinâmico pode transmitir ao teu dia a dia é um importante alicerce para te realizares. Mais do que uma finalidade, esta procura de novos desafios é uma atitude que te motivará a desenvolver a tua carreira de sonho. Por outro lado, manteres uma mente aberta ao cultivo de novas competências que possam vir a complementar o teu skill set é um importante passo em direção ao sucesso profissional.

2. A evolução profissional é um importante factor a ter em conta.

Teres alguma perspetiva de evolução de carreira é importante no que toca à tua motivação a longo prazo para te manteres naquele emprego.  A conquista de novos patamares profissionais enquanto desafio ao teu perfil mais empreendedor e dinâmico é um importante agente motivacional para te manteres satisfeito com a tua profissão.

3. O nível de responsabilidade assim como o reconhecimento de um trabalho pode definir quão realizado te sentirás em exercê-lo.

Um importante critério para perceberes quão conectado poderás estar com uma determinada carreira para o teu futuro é sem dúvida o impacto que terá com o meio que te rodeia assim como a forma como te sensibilizas para as suas potencialidades. Este é um importante requisito para te realizares enquanto futuro profissional. Fazes parte de uma sociedade dinâmica e recheada de estimulantes que te surpreenderão e provocarão a crescer mais e mais.

É neste sentido que surge a famosa expressão de Confúcio:

“Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida”

Não poderíamos terminar este artigo sem te dar a conhecer alguns passos que te poderão ser super úteis para começares a construir a tua carreira. Se ficaste interessado, clica aqui para saber mais!  Entretanto, continua a acompanhar-nos para ficares a par de todas as tools e tips para arrasares no mercado de trabalho!