A tua jornada até ao Ensino Superior: Datas e ações necessárias

22 Março 2019

Se pretendes candidatar-te ao Ensino Superior então, estás no sítio certo para tirar todas as tuas dúvidas! Neste momento ainda tens algum tempo de reação. Mas atenção ao calendário: não é só com os exames que tens de te preocupar. Passo a passo e à medida que as coisas vão acontecendo, vamos detalhadamente explicar todo o processo. Enquanto isso, aqui fica um resumo dos acontecimentos.

O primeiro passo, depois de pensares nas tuas opções para a candidatura, é perceber se algum dos cursos que escolheste está sujeito a pré-requisitos. A inscrição e realização dos pré-requisitos, dependendo do tipo, poderá acontecer já entre Fevereiro e Março. Também é nesta altura que te deves inscrever na primeira fase de exames nacionais, que vão pesar na tua média final de secundário e ainda podem ser utilizados como prova de ingresso nos cursos a que te vais candidatar.

A partir de Fevereiro, poderás também começar a fazer o teu Pedido de Senha, através do portal da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) – www.dges.mctes.pt. É esta senha que vais utilizar mais tarde para fazeres a tua candidatura ao ensino superior.

Após este processo, deverás focar toda a tua atenção na execução dos exames nacionais, com especial atenção aos que irás utilizar enquanto provas de ingresso nos cursos que te queres candidatar.

A primeira fase de exames tem lugar em Junho e os resultados são divulgados em Julho. Deves então levantar a tua Ficha ENES, que tem o teu histórico de classificações do ensino secundário. Ainda no mês de Julho, acontece a segunda fase dos exames nacionais.

A primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior ocorre no final do mês de Julho e inicio do mês de Agosto e vê os seus resultados publicados em meados de Setembro, a par das respetivas matriculas. Já segunda fase do concurso nacional de acesso realiza-se na segunda e terceira semana de Setembro. Os resultados desta fase são comunicados no final do mês.

Por fim, a terceira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior e divulgação dos seus resultados têm lugar em Outubro.

Fica aqui com o calendário completo e atualizado às datas de 2019

Legenda:

[1] Poderá ter lugar uma 2.ª chamada para a realização dos pré-requisitos para algumas instituições de ensino superior, nas condições e prazos fixados por deliberação da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Para informações sobre a existência, condições de utilização e calendários, consultar a instituição de ensino superior em causa.

[2] Estas datas ainda não estão confirmadas.


DEIXA UM COMENTÁRIO