A importância da bibliografia

Redatora com Futuro
9 maio 2019

Já paraste para pensar na importância que a bibliografia tem num trabalho, livro ou investigação? Pois é! Quando frequentava a ensino secundário não conseguia entender a importância que esta tinha, mas, com a entrada na faculdade, acabei por me aperceber da grande importância desta parte final dos nossos trabalhos.

E por que é que decidi vir partilhar esta minha experiência convosco? Pois bem, com a chegada à faculdade e a enormidade de trabalhos que tenho tido, com prazos curtos e temas variados, vi várias coisas a acontecer: anulação de trabalhos, notas baixas… E qual a principal causa destes problemas? Isso mesmo: a não inclusão da bibliografia ou a colocação de forma errada.

Antes de mais, é importante alertar que a não inclusão de bibliografia num trabalho pode incorrer num crime punido por lei, que, por ventura e em casos mais extremos, poderá culminar num pagamento de coima! Já para não abordar o descrédito académico que daí advém. A não colocação de referências bibliográficas significa que estão a roubar o trabalho de alguém e isso, atualmente, é considerado crime! Ao colocarem algo no vosso trabalho sem referenciarem de onde vem, é considerado que foi algo produzido por vós, coisa que muitas vezes não acontece, ou seja, é plágio.

No semestre passado, fui desde logo alertada para isto: coloquem sempre bibliografia e referências bibliográficas ao longo do trabalho. Apesar de no secundário não se surtir grande efeito com este “roubo de trabalho alheio”, na universidade a coisa muda de figura. Tanto tu como a própria faculdade podem ter graves penalizações por algo que parece tão simples.

Hoje em dia, com a grande difusão de informação (sobretudo pela ação da Internet), os crimes de plágio têm aumentado. Se não tens noções ou conhecimento sobre como fazer a bibliografia ou a referência bibliográfica de algo que consultaste de forma correta pede ajuda a um professor, procura na tua biblioteca ou até mesmo na Internet.... Existem muitos sites e livros que explicam como evitar o plágio e como fazer a bibliografia e referências bibliográficas de forma correta.

Sim, isto é um alerta para todos vós. Se estás prestes a entrar para a faculdade ou já entraste, no teu próximo trabalho, tenta procurar como fazer uma bibliografia correta para que, daqui a alguns meses essa tarefa se torne bastante mais fácil! É um conhecimento importante a adquirir!