7 pequenos hábitos para implementares já no início do próximo ano!

Redatora com Futuro
9 Maio 2019

Queres, finalmente, cumprir as resoluções de ano novo? Se também és daquelas pessoas que faz uma lista de coisas a mudar e a começar a fazer, mas acaba sempre por continuar preso aos antigos hábitos este artigo é para ti!

Vou mostrar-te 7 hábitos que, com certeza, irão melhorar a tua qualidade de vida, mas lembra-te, para adotarmos qualquer novo hábito precisamos de um bom motivo para o fazer!

Treinar, pelo menos 3 vezes por semana

Sim, já ouviste esta conversa 1000 vezes, mas mesmo assim continuas a pagar o ginásio e não ir, certo? Fazer alguma atividade física não é apenas bom para o nosso aspeto, faz-nos aumentar a nossa força corporal, a nossa resistência, melhora a nossa agilidade, aumenta a nossa capacidade de raciocínio e memória, promove a felicidade e ainda ajuda em todos os aspetos a nossa saúde. Ah, e lembra-te vai ajudar-te a gerir melhor o teu tempo de estudo! Consegues imaginar algo melhor?

Define 3/4 prioridades diárias

Muitas das vezes, o nosso grande problema é planear tarefas em demasia. Não tenhas medo de simplificar! Define apenas alguns objetivos a alcançar em cada dia, vais ver que vais ser muito mais produtivo a realizar cada um deles e vais ficar mais motivado para os dias seguintes, pois não ficas frustrado por não ter conseguido alcançar os teus objetivos no dia anterior.

Ler

Ler é algo que transforma o nosso pensamento crítico, ajudando-nos também a escrever melhor. Sim, eu sei que passas o dia a ler, tanto na escola como na faculdade, mas não é dessa leitura que estou a falar. Lê algo de que gostes mesmo, que te faça sair da zona dos teus estudos e com que possas aprender algo novo.

Dormir 7/8 horas por dia

Cada pessoa tem os seus hábitos no que toca ao sono. Há quem goste de estudar à noite e por isso durma de dia e há quem só estude de dia e tenha que dormir de noite. É importante conheceres o teu corpo e como ele reage melhor a cada situação. Mas descansar é algo essencial e necessário para manter a concentração, a energia e o bom desempenho nos estudos! Conseguir dormir este número de horas, para muitos, é um grande desafio por isso encara-o como mais outro mecanismo de gestão de tempo.

Alimentação

Eu sei, não tens muito tempo para cozinhar ou não sabes cozinhar de todo, mas a tua alimentação vai muito mais além de massa com atum. É na alimentação que vamos buscar elementos essenciais para termos energia e uma boa saúde. Neste novo ano, tenta cortar nos alimentos processados, ricos em gorduras e açúcar. Opta por proteínas, leguminosas, hidratos de carbono saudáveis e verduras. Nunca esquecendo de beber muita água!

Estar presente

Pode parecer muito cliché, mas vivemos numa constante corrida contra o tempo e muitas das vezes esquecemo-nos do que realmente importa, estando constantemente a fazer planos futuros e a esperar ansiosamente que eles cheguem. Em vez de planeares tanto tenta pôr mais em prática, no imediato.

Reflexão diária

No final de cada dia tenta refletir acerca do que fizeste, se cumpriste os teus objetivos, se fizeste aquilo que realmente gostas, se aproveitaste ao máximo cada momento. Só assim vais conseguir fazer um balanço mais claro e mudar hábitos que aches não te estarem a fazer tão bem.

São estes os 7 pequenos hábitos que tenho para ti, coisas “pequenas” e que no dia-a-dia parecem insignificantes, mas que, no longo prazo, terão um grande impacto positivo na tua vida!