Mãos à obra

5 dicas para perderes o medo de falar em público

José Carlos Pimentel
Redator com Futuro
8 Novembro 2017

Hoje em dia é cada vez mais importante vencer o medo de falar em público. Não podemos deixar-nos levar pelo nervosismo ou por outros fatores que impeçam de apresentarmos o nosso trabalho com sucesso, quer seja na Universidade, em concursos ou eventos.

Para sermos um líder é muito importante transmitir a nossa mensagem e para isso precisamos de adquirir experiência, mas também corrigir aspetos que coloquem em causa a nossa função. Todos nós já tivemos sérias dificuldades quando apresentamos um trabalho com mais exigência e com o professor a fazer variadíssimas perguntas difíceis de responder.

  • Primeiro que tudo: Pratica, pratica, pratica. Há muitas pessoas que acreditam que falar perante o público é algo em que tu és bom ou não. Totalmente mentira. É óbvio que existem pessoas com maior capacidade de comunicação que outras, no entanto é de referir que à medida que nos apercebemos que é mais fácil do que parece, essas criticas passam ao lado.

 

  • O segundo ponto prende-se com a preparação da apresentação. É óbvio que se estivermos preparados vai ser mais fácil comunicar com o público e saber localizar as palavras-chave.
     
  • Em terceiro lugar, é muito importante prestar atenção à linguagem corporal. Quantas vezes não observamos em palestras de grande reconhecimento, em que os oradores têm determinados tipos de comportamentos e que nos chamam à atenção.
     
  • A quarta dica que te damos é assistir a discursos. Devemos sempre aprender com os outros, especialmente com quem tem mais experiência e lida diariamente com o público. Isso vai ajudar o nosso cérebro a reter informação importante no momento de atuar e excluir aquele “nervoso miudinho”.

 

  • Por último, aprende a pensar antes de falar. Uma simples palavra mal pensada pode ser suficiente para transmitir mal uma informação. Devemos sobretudo elaborar dentro de nós um plano. Não podemos falar de cabeça-quente, pois falar a primeira coisa que nos surge no pensamento não é sempre a forma correta de elaborarmos uma mensagem conseguida.

  Com estes pequenos truques, possuímos todas as skills necessárias para nos tornarmos um speaker de sucesso.

 

 


DEIXA UM COMENTÁRIO