Novo exame de Matemática A para alunos de ciências e tecnologias e economia

Os alunos finalistas do secundário que estejam em Ciências e Tecnologias e Economia vão fazer uma exame de Matemática A completamente reformulado, visto ter sido adoptado um novo programa para a disciplina. Por isso, já havia rumores de que a prova estaria a ser reajustada e, afinal, vai mesmo entrar em vigor já este ano letivo um exame de Matemática A com uma nova estrutura.
 
 
A confirmação surgiu esta terça-feira, no Liceu Camões, aquando da conferência organizada pela FFMS, intitulada 'Exames: Como e Para quê?'. Na discussão falou-se da ausência de uma prova modelo, que servisse para preparar os alunos. "é um escândalo que o novo exame de Matemática A se realize sem que antes haja uma prova modelo”. “Os alunos e professores estão a viver uma situação de grande instabilidade porque ninguém sabe o que vai sair no exame”, disse Hélder de Sousa, como cita o Público.
 
 
Como resposta, e de forma a garantir a tranquilidade dos alunos que vão a fazer o exame, o presidente do IAVE, que tutela a realização dos exames nacionais, explicou que não haverá "surpresas": "Se o programa for leccionado como deve ser não vai haver problemas. O Iave não vai introduzir surpresas na prova, que terá de funcionar como um denominador comum do antigo [porque há alunos que chumbaram no ano lectivo passado e vão ter de realizar de novo o exame] e do novo programa.”
 
Ainda contra esta medida está a Associação de Professores de Matemática, que alertou para a ausência de referências para realizar a prova e para as "dificuldades generalizadas na leccionação, com capítulos que ficam por dar.”


Outras notícias
Tens alguma dúvida?
Faz uma pergunta à Inspiring.