Metade dos alunos chumba pelo menos um ano no secundário

Luís Alves Vicente
Editor Inspiring Future
13 Setembro 2017
Metade dos alunos do ensino secundário fica retido num dos três anos deste ciclo de ensino. A informação é revelada pelo relatório da OCDE sobre o estado da Educação na Europa, Education at Glance. O documento permite então concluir que cerca de 50% dos alunos matriculados no secundário não completa o 3º ciclo no tempo que é expectável: três anos.
 
Se se aumentar o período de estudos para cinco anos, a percentagem já sobe, mas não muito, ficando-se por 61%. Em interpretação aposta, "Portugal tem a maior percentagem de alunos que abandonam o sistema de ensino sem concluírem o 12.º ano em cinco anos: 35%, que comparam com uma média de 21% na OCDE", como refere a TSF.
 
Uma medida que tem ajudado a combater o abandono precoce é a aposta no ensino profissional. "Ao contrário de muitos países [...], o ensino profissional em Portugal é mais bem-sucedido em manter [na escola]. Enquanto apenas 59% dos alunos no ensino científico-humanístico concluem o ensino secundário em cinco anos, a taxa é de 64% no ensino profissional", pode ler-se no relatório Education at Glance.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Tens alguma dúvida?
Vamos ajudar-te a esclarecê-la!