CR7: Primeiro uma estátua, agora um curso no Canadá e outra bola de ouro

Admin Inspiring Future
8 abril 2015

A Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, tem um curso sobre Cristiano Ronaldo que pretende analisar como se "constrói a lenda futebolista" e o que "representa o jogador para a diáspora portuguesa".

Luís Aguiar, responsável pelo curso, afirmou que a figura mediática do jogador é uma boa forma de explicar Portugal aos emigrantes de segunda geração e aos canadianos. "Escolhi o Ronaldo porque sou português e tenho orgulho nele. Tem uma visibilidade enorme, é uma figura que não foi explorada sociologicamente", disse o docente de sociologia.

O lusodescendente esteve na ilha da Madeira, no início de Dezembro de 2014, num trabalho de investigação sobre o passado de Cristiano Ronaldo.

"Estive na Madeira no início do mês de Dezembro, onde fiz uma pesquisa para saber o seu passado. Infelizmente não sabia que ele ia lá estar no dia 21, para a inauguração da estátua, foi pena não me ter encontrado com ele", lamentou. Segundo o académico, Cristiano Ronaldo tem uma notoriedade global e estima-se que 80% das pessoas saiba quem ele é.

As aulas tiveram início na quarta-feira e vão decorrer até à primeira semana de Abril. Decorrem todas as terças-feiras das 09h30 às 12h30, têm a duração de três horas cada e são frequentadas atualmente por 20 alunos, todos canadianos.
Entretanto, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Emídio Guerreiro, elogiou ontem o jogador do Real Madrid e defendeu que o português merecia receber a Bola de Ouro, que acabou por lhe ser entregue hoje. "Ele é o melhor do Mundo. Seria uma injustiça ele não ganhar", declarou. 

Fonte: Lusa