Sol, praia e... onde paira a produtividade?

Categoria: Mãos à obra

O verão 2017 está aí e a tendência é para perder a noção do tempo a ver Game of Thrones ou nas redes sociais. Já o Phineas e o Ferb diziam: “104 dias que fazem as férias, e a escola acaba com elas, mas o grande problema que todos vivemos é saber como aproveitá-las”.  É este o grande dilema de milhões de estudantes que, com o advento do calor e de (muito) tempo livre, não sabem o que fazer para rentabilizar este período de interrupção letiva. 
 
 
O teu verão não tem de ser assim! Aproveita o tempo para complementares aquilo que aprendeste durante o ano letivo ou para ganhares alguma experiência profissional. 
 
Imagina teres 2496 horas para cresceres e melhorar-te? 
Imagina teres 2496 horas para investires naquilo que realmente gostas de fazer? 
Imagina teres 2496 horas para tornares o teu verão mais produtivo? 
 
Ao contrário do que é sabido no Facebook, o verão não é só para trabalhar para o bronze, e há inúmeras maneiras de tornares esta época mais interessante. 
 
⦁ Utiliza uma agenda para planeares aquilo que pretendes fazer no teu dia-a-dia. Sentires-te-á muito mais organizado e realizado quando completares os objetivos diários e os tempos de lazer serão muito mais valorizados. 
 
⦁ Evita fazer diretas ou desregular o teu horário de sono. Entrarás num ciclo de procrastinação que em nada te beneficia. Para além disso, é fulcral repor as horas de sono que perdeste em tempo de aulas.  
 
⦁ Não sejas preguiçoso e levanta-te do sofá nem que seja para dar uma caminhada. Não deixes que a inércia do verão te impeça de teres uma vida ativa e saudável! Há que queimar as calorias daquela bola de Berlim e nada melhor que optar por uma tarde de exercício físico com os amigos! 
 
⦁ Lê um livro. Não há melhor ensinamento que uma centena de páginas que estimulem a tua criatividade e cultura geral. O stress escolar nem sempre permite que disponibilizes umas horas para a leitura, mas durante as férias não há desculpas!  
 
⦁ Procura uma oportunidade desafiante que te ajude a desenvolver novas skills, seja num projeto de voluntariado, ou ocupando o teu tempo com um emprego de verão, numa loja, na praia ou como guia turístico. Aproveitas e começas a poupar para aquela viagem que tanto queres fazer ou para os saldos de verão. 
 
⦁ E porque não aproveitar esta época para aprenderes uma nova língua ou aprofundares o estudo numa área do teu interesse? Hoje em dia, a oferta é tanta que o difícil é escolher. Sejam workshops de fotografia ou cursos de curta duração, o importante é não sucumbirmos à ociosidade que acompanha a época balnear.  
 
Agora que já tens algumas sugestões daquilo que podes fazer para ocupar as 2496 horas do teu verão, vais mesmo ficar em casa? 


Também te pode interessar
Tens alguma dúvida?
Faz uma pergunta à Inspiring.