Decide-te

Ser farmacêutico: ser um jovem cidadão do mundo, apaixonado pela vida e pela profissão!

Egas Moniz
Egas Moniz – Cooperativa de Ensino Superior, CRL
26 Junho 2017

É assim, em parte, que o Jaime André Atalaia, ex-aluno da Egas Moniz, do curso de Ciências Farmacêuticas, se apresenta.

Não conheces a diversidade de saídas profissionais do curso de Ciências Farmacêuticas? Keep calm, o Jaime, através da sua experiência profissional, dá-te uma ajuda!

Esperamos que com este testemunho te sintas inspirado(a) mas também confiante para olhares para o futuro e sentires as ciências farmacêuticas como a tua área de eleição e abraçares uma profissão que te trará um mundo de oportunidades!

O Jaime Atalaia, ainda nos seus tempos de estudante, fez um estágio de marketing na indústria farmacêutica, tendo ajudado a desenhar e a implementar a estratégia local de um medicamento anti-acneico – “(…) nessa altura percebi que a indústria e o marketing farmacêutico seriam paixões que levaria para toda a vida (…)”.

Fez um estágio extracurricular em farmácia hospitalar no Royal College of Pharmacy em Londres, onde “(…) passar 2 semanas a fazer farmácia clínica e visitar pacientes todos os dias, permitiu-me ampliar muito o horizonte da prática profissional do farmacêutico e perceber o quanto a nossa profissão pode contribuir de forma decisiva para o bem-estar do outro.”

Fez um curso extracurricular na Royal Danish School of Pharmacy em Copenhaga, na Dinamarca, com ênfase em sistemas de saúde – “Foi quase surreal ter aulas com alguns professores que trabalhavam na OMS [Organização Mundial de Saúde] e a experiência de viver por dois meses numa cidade e culturas tão organizadas.”

O seu espírito aventureiro levou-o a embrenhar-se, com vários outros colegas e docentes, na floresta S. Tomense, trabalhar ao lado de curandeiros, para estudar plantas medicinais.

Fez também um estágio na Universidade Federal da Bahia (UFBA) em Salvador, onde passou “(…) 3 meses indiscritíveis. Durante este período baiano fui convidado a apresentar as principais diferenças entre os curricula de ciências farmacêuticas em Portugal, na Inglaterra e na Dinamarca. Recordo-me nesta altura que a reitoria da UFBA ficou bastante impressionada com a extensão do curriculum da Egas Moniz assim como da versatilidade do mesmo em função da grande amplitude das disciplinas opcionais oferecidas.”

Terminado o curso iniciou a sua carreira como gerente de um produto de Hematologia – “(…) Foi uma experiência muito boa onde pude utilizar todas as competências clínicas e de marketing farmacêutico que foram vivenciadas ainda na faculdade.”

Quis o destino que, aos 26 anos, se mudasse de “armas e bagagens para o Brasil para fazer a uma start-up e assumir a posição de diretor geral da operação”. Destaca que neste caso as “soft-skills foram determinantes: saber comunicar de forma diferente e adequada, entender a nova cultura e novos mindsets assim como desenvolver uma forte capacidade de adaptação foram muitas vezes a (única) tábua de salvação.”

Teve o “enorme privilégio de fazer um curso de Liderança na Harvard Business School” e hoje em dia é “country manager numa multinacional italiana, líder de mercado em meios de contraste para exames de imagem”.

O Jaime refere que “(…) Ter estudado na Egas Moniz foi imprescindível para a minha carreira atual. Mais do que ensinar, a proposta desta instituição é a de permitir ao aluno durante o curso SER o profissional que se almeja atingir durante a vida profissional. Esta experiência só é possível porque além do conjunto competências que nos são transmitidas, são praticadas, de forma prática e detalhada, as atitudes que devemos ter para podermos ser profissionais competentes.”

Termina dizendo que “Talvez a grande herança que a Egas Moniz me tenha gravado na alma foi sempre desafiar o status quo, pensar que nada é suficientemente impossível ou pequeno para a grandeza da nossa vontade em tentar. Ensinaram-me que enquanto alguns, poucos, pensam em pisar fora da zona de conforto, nós devemos correr diariamente para fora dela (…)”.

Do que estás à espera?!?... Inspira-te, segue a tua paixão! Não te esqueças que o “sonho comanda a vida” e as Ciências Farmacêuticas esperam por ti! :D

Lê o testemunho integral do Jaime Atalaia aqui.

Descobre mais informações sobre o nosso curso de Ciências Farmacêuticas aqui.


DEIXA UM COMENTÁRIO

Tens alguma dúvida?
Vamos ajudar-te a esclarecê-la!