Sabes o que é a Preferência Regional e o Contingente dos Açores/Madeira?

20 julho 2023

*este artigo tem um mega truque no fim

 

Provavemente já ouviste falar de preferência regional mas não sabes o que é preciso para usufruires desse benefício. Passamos então a explicar:

A preferência regional é um benefício dado pelas instituições de Ensino Superior a alguns candidatos com prioridade no acesso a determinados cursos, com base no seu local de residência. As instituições guardam uma determinada percentagem do total de vagas, destinada exclusivamente a candidatos provenientes de determinados distritos situados na área de interesse da instituição.

 

Se esta explicação não chega, vê este vídeo:

 

Estes candidatos passam a  beneficiar  de uma preferência em relação aos restantes, mesmo que possam ter uma nota de candidatura mais baixa. Mas nem todas as instituições oferecem este regime. Geralmente, os Institutos Politécnicos oferecem este benefício.

Podes verificar no nosso Índice de Cursos quais são as instituições que oferecem preferência regional. Todas as que cedem este benefício estão assinaladas como tal.

Caso se confirme e a faculdade ofereça esta preferência e queiras realizar a tua candidatura com base neste parâmetro, no passo 5 da candidatura, deves indicar o código de preferência regional que já solicitaste ao pedir a Ficha ENES na escola secundária.

 

Se não sabes o que é a Ficha ENES, vê este vídeo:

 

Mas atenção: quando fores selecionar as tuas opções, para usufruires da preferência regional, deves escolher nos primeiros lugares todas as tuas opções na instituição da tua área de residência. Quando colocares uma opção numa outra instituição, as opções que vierem abaixo não irão usufruir da preferência regional. 

Exemplo: 

1ª Opção: Faculdade X com preferência regional
2ª Opção: Faculdade X com preferência regional
3ª Opção: Faculdade Y sem preferência regional
4ª Opção: Faculdade X com preferência regional (preferência regional sem efeito)
5ª Opção: Faculdade X com preferência regional (preferência regional sem efeito)
6ª Opção: Faculdade Y sem preferência regional

 

TRUQUE ESPECIAL PARA QUEM ESTUDOU NUM DISTRITO DIFERENTE DAQUELE EM QUE VIVE

 

Descobrimos recentemente, que junto da secretaria da tua escola podes pedir que os distritos que aparecem na Ficha ENES sejam ou os da tua residência ou os do local onde estudas! O que é que isto quer dizer e porque é que é um truque? Ora bem, porque as pessoas que estudem e vivam em distritos diferentes podem escolher aquele que mais vantagem lhes der para o curso/instituição que querem ;)

Por exemplo, se o curso que eu quero tem preferência regional para Coimbra e a minha escola é em Coimbra, mas eu vivo em Aveiro, isto permite que eu tenha na ficha ENES a preferência Regional de Coimbra e não a de Aveiro. Por outras palavras, podes "escolher" a preferência regional que te dá mais jeito.

 

ENTÃO E O CONTINGENTE DOS AÇORES E DA MADEIRA?

 

O Contingente dos Açores e da Madeira é uma percentagem das vagas (cerca de 3%) do concurso nacional que está reservada para a malta das Ilhas e basicamente tem de ser assinalado em conjunto com a Preferência Regional. O código da Preferência Regional que está na Ficha ENES permite também à malta das Ilhas usar o contingente no continente.

Mas atenção, o contingente não funciona exatamente igual à preferência regional. Como é que funciona?

Os estudantes das Ilhas são obrigados a pôr em 1º lugar o curso da Universidade da sua ilha e só depois os cursos que querem nas Instituições de Portugal Continental, caso o curso exista na ilha e no continente.

No caso do curso não existir na sua ilha, podem introduzir o curso na instituição do continente e o contingente mantém-se válido. Qualquer outra situação não invalida a opção, mas invalida o contingente e consequentemente a sua vantagem, obrigando o estudante a concorrer no geral com toda a gente.

Alguns exemplos sobre o contingente (os cursos usados servem apenas como exemplo, poderão não obedecer exatamente a esta lógica):

Situação A
1ª opção: Psicologia - Açores/Madeira (Tens Contigente)
2ª opção: Psicologia - Continente (Tens Contigente)
3ª opção: Psicologia - Continente (Tens Contigente)
4ª opção: Fisioterapia - Continente (Tens Contigente)

Situação B
1ª opção: Psicologia - Continente (Não tens Contigente)
2ª opção: Psicologia - Açores/Madeira (Não tens Contigente)
3ª opção: Psicologia - Continente (Não tens Contigente)
4ª opção: Fisioterapia - Continente (Tens Contigente)

Situação C
1ª opção: Fisioterapia - Continente (Tens Contigente)
2ª opção: Psicologia - Açores/Madeira (Tens Contigente)
3ª opção: Psicologia - Continente (Tens Contigente)
4ª opção: Psicologia - Continente (Tens Contigente)

 

Como é que sabes se o curso existem no Continente, nas Ilhas ou nos dois? Verificando a lista que existe no site da DGES para cada uma das Reuniões Autónomas:

- Lista de cursos congéneres para os Açores;

- Lista de cursos congéneres para a Madeira (lista de 2020, não conseguimos encontrar a lista de 2021).