Sabes o que é a "Preferência Regional"?

Provavemente já ouviste falar de preferência regional mas não sabes o que é preciso para usufruires desse benefício. Passamos então a explicar:

 

A preferência regional é um benefício dado pelas instituições de Ensino Superior a alguns candidatos com prioridade no acesso a determinados cursos, com base no seu local de residência. As instituições guardam uma determinada percentagem do total de vagas, destinada exclusivamente a candidatos provenientes de determinados distritos situados na área de atuação da instituição.

 
Estes candidatos passam a  beneficiar  de uma preferência em relação aos restantes, mesmo que possam ter uma nota de candidatura mais baixa. Mas nem todas as instituições oferecem este regime. Geralmente, os Institutos Politécnicos oferecem este benefício.
 
Podes verificar no nosso Índice de Cursos quais são as instituições que oferecem preferência regional. Todas as que cedem este benefício estão assinaladas como tal.
 
Caso se confirme e a faculdade ofereça esta preferência e queiras realizar a tua candidatura com base neste parâmetro, no passo 5 da candidatura, deves indicar o código de preferência regional que já solicitaste ao pedir a Ficha ENES na escola secundária.
 
Mas atenção: quando fores selecionar as tuas opções, para usufruires da preferência regional, deves escolher nos primeiros lugares todas as tuas opções na instituição da tua área de residência. Quando colocares uma opção numa outra instituição, as opções que vierem abaixo não irão usufruir da preferência regional. 
 
Exemplo: 
Opção 1-Faculdade X com preferência regional
Opção 2-Faculdade X com preferência regional
Opção 3-Faculdade Y sem preferência regional
Opção 4-Faculdade X com preferência regional (preferência regional sem efeito)
Opção 5-Faculdade X com preferência regional (preferência regional sem efeito)
Opção 6-Faculdade Y sem preferência regional


Também te pode interessar
Tens alguma dúvida?
Faz uma pergunta à Inspiring.