Quando enviar um e-mail a um professor universitário se tornar complicado, descomplica

Redatora com Futuro
14 outubro 2021

Ser estudante tem tanto de divertido como de complexo. Lidar com a vida académica e com os teus colegas pode ser do mais satisfatório que há, mas a verdade é que a odisseia de conhecer todos os professores e os seus métodos pode tornar a tarefa de ter bons resultados bastante complicada. E isto ainda se torna mais assustador quando tens que enviar um e-mail para um professor e não sabes bem como o fazer.

A primeira opção seria tentares ao máximo tratar dos assuntos em aula e evitar qualquer contacto online, o problema é que isso não dura para sempre e às vezes é preciso tirar dúvidas por outras vias.

Quando surgir essa necessidade, deves ter em atenção alguns formalismos que podem parecer inuteís, mas que são importantes para deixar uma boa impressão. Aqui vão algumas dicas:

1. Esquece aquelas contas de e-mail que o teu irmão mais velho criou quando tinhas 10 anos, com nomes como amelhorirmã_1990@hotmail.com ou Kiko.Sporting@gmail.com; Usa o teu endereço institucional ou opta por algo simples apenas com o teu nome e apelido.

2. Em Portugal, ao contrário dos países anglo-saxónicos, dá-se uma enorme relevância aos graus académicos, e é importante que te dirijas aos teus professores da melhor maneira. Ao longo do ano vais percebendo com quais tens que ser mais ou menos formal, mas na dúvida o que se passa é o seguinte:

- "Professor Doutor": Professor Universitário com doutoramento;
- "Doutor": Doutorado;
- "Dr.": Licenciado;

Quando não tens conhecimento suficiente para escolher uma destas três opções, a melhor maneira é mesmo usares apenas a palavra “Professor” (ao menos tens a certeza que está certo).

3. Identifica-te sempre no início da mensagem - nome e número de estudante é o ideal para que o professor não tenha de andar à tua procura.

4. No conteúdo da mensagem, assim como no assunto, tenta ser o mais explícito e conciso possível sem nunca te desleixares com a ortografia e gramática.

5. Quando tiveres necessidade de resposta rápida, deixa isso explícito, agradecendo antecipadamente a mesma.

6. No final não te esqueças de usar os termos “Atenciosamente” ou “Com os melhores cumprimentos” seguido do teu nome.

7. Em caso de existirem anexos, informa-o no corpo do e-mail e não te esqueças MESMO de os enviar - se te esqueceres, acontece aos melhores de nós, não é o fim do mundo, basta enviares um e-mail seguinte com o anexo e a pedir desculpa pelo lapso.

Não há nada melhor do que deixar uma boa imagem, estando atento aos pormenores e tendo cuidado com as "regras de etiqueta". Para além de aumentar a probabilidade de veres o teu problema/dúvida solucionada, para além de deixares uma boa impressão para futuras intereções e resolução de problemas.