Mãos à obra

Nerd ou quase-esperto? Diz-nos onde te sentas e dizemos-te quem és

Luís Alves Vicente
Editor Inspiring Future
21 Setembro 2017
​Cada aluno tem as suas preferências pelo lugar: uns querem estar mais em cima do acontecimento, outros querem sentar-se mais lá para trás. Há quem não dispense a vista da janela e outros que gostam de estar mesmo no meio da sala. Além destes, há outros lugares que dizem muito sobre a tua postura na sala de aula. 
 
Vamos então imaginar uma sala de aula tradicional, tipo esta que com grande arte acabei de desenhar no paint:
 
 
Atenção, esta imagem está salvaguarda por direitos de copyright por ser tão espetacular
 
Espaço agora para a análise que este tema requer: 
 

1. O duplamente atento: este é um lugar que requer muita perspicácia: estás mesmo à frente do professor, pelo que tens de ter cuidado com o que fazes mas também estás perto da janela, o que é bom para checkar as gatinhas e os gatinhos que vão passando lá fora. Contudo, tens de estar muito atento para nem seres apanhado pelo professor nem perderes nada de importante que se passa lá fora.

2. O nerd ou o estudante que apenas teve azar no nome: quem se senta aqui só tem um interesse: aprender tudo e fazer muitas perguntas ao professor. Ou então teve azar no nome e chama-se André/Andreia ou Bruno/Bruna e teve de ir logo para os primeiros lugares.

3. O Inem: este estudante está sempre em sentido de urgência - tem tanta pressa para sair da sala assim que sentou-se logo no lugar mais próximo da porta.

4. O socialite: esta pessoa gosta de estar no centro das atenções e, por isso, senta-se também no centro da sala. Mesmo à grande, gosta de estar relativamente perto de todos e que todos estejam perto deles. Quando falta às aulas, sabe que vai provocar um vazio na seio da turma.

5. O quase-esperto: este miúdo sabe que se for sentar-se para a última fila o professor vai estar logo de olho nele, portanto decidiu adiantar-se uma fila. Resguardado pelas mesas dos lados, este menino está a escassos metros de ser totalmente esperto

6. O esperto: sabe que se for para a última fila vai ter sempre o prof a olhar para ele, então, à semelhança do quase esperto, sobe uma fila na planta da sala. Mas tem um upgrade: encosta-se à janela para ter os benefícios da posição 1: checkar as gatinhas ou gatinhos que passam lá fora.

7. O despercebido-apressado: Esta pessoa também pensa como as duas acima descritas, mas gosta passar mais despercebida, então, senta-se logo no primeiro lugar da fila. Desvantagens: não tem grandes vistas por onde olhar, por isso o normal é estar de cabeça para baixo a fazer rabiscos no caderno.

8. O que quer ser fixe: esta pessoa cai na esparrela da última fila e vai ter a prof a olhar para ela várias vezes, porque já sabe que quem se senta ali não é para estar muito atento. Com vista total para a turma, é muitas vezes ali o epicentro dos papelinhos com mensagens do tipo "olha as pegadas no teto".

9. O anónimo: este miúdo só tem um objetivo - sentar-se e fazer com que ninguém o veja. Está ali no canto, sem luz da janela e normalmente sem colega de mesa. A posição mais comum desta espécie é meio curvado, a fazer qualquer coisa no colo, como ler um livro que nada tem a ver com a matéria ou a mexer no celular.

 
 

Atenção: Todos os tipos de alunos estão no masculino por causa da regra do Português, mas se for uma rapariga a sentar-se os nomes são iguais! Viva a igualdade! 

 
 

DEIXA UM COMENTÁRIO

Tens alguma dúvida?
Vamos ajudar-te a esclarecê-la!