Editor Inspiring Future

Natal: O que oferecia um finalista de Solicitadoria a um caloiro do mesmo curso?

Categoria: Decide-te

Hoje apresentamos-te como fazer para ultrapassares as maratonas de estudo a que a licenciatura de Solicitadoria obriga! Pedimos à finalista Luísa Gonçalves para ilucidar os caloiros ou futuros estudantes deste sobrecarregado curso. Se prentendes enveredar por esta área de estudos ou tens interesse, o texto que se segue é para ti.

Ora, ora, o Natal está a caminho e, para (não) variar, existe já uma corrida surreal à espera das famosas prendinhas que o Pai Natal nos dá. Mas, meu caro, se és caloiro de Solicitadoria ou pensas em entrar no curso, é bom que comeces a acreditar nos milagres de Fátima e nas macumbas do Professor Mambo porque se estiveres a contar com o Pai Natal, esquece... pois ele não te vai trazer as cadeiras de SOL feitas. Mas nada temas caloiro ou futuro caloiro!! Se nós, veteranos, estamos quase a acabar o real Curso, também tu o irás fazer.

Neste natal, sem dúvida alguma que a primeira prenda que daria a um caloiro seria toneladas e toneladas de papel. O papel, neste nosso belo e encantando curso, está como o oxigénio para o ser humano… não podes mesmo passar sem ele . Precisas de papel para apontares artigos, para apontares a quantidade de códigos que já tens desatualizados, precisas de papel para escrever vezes sem conta que não, não estás arrependido de ter vindo para o mundo das leis e claro está, precisas de papel para provares aos teus amigos que tu até estudaste alguma coisa para aquela frequência, ao invés de estar no  café a beber aqueles traçadinhos com efeitos quase amnésicos.

A segunda prenda que daria a um caloiro seria centenas e centenas de post-it’s. Tu, enquanto estudante das leis, vais perceber que a cada artigo que lês nunca o poderás descartar. Vais ter sempre aquele Professor que te vai dizer “ah e tal não é importante este artigo” e no fim, vais andar num vai e vem de folhas no código à procura daquele maldito artigo que não marcaste e que afinal precisavas para responder a alguma questão. Para além de gastares centenas e centenas de post-it’s todos os anos, estes vão, sem dúvida, ser os teus melhores amigos: quer sejam para marcar os códigos, separar leis, catalogar as fotocópias dos apontamentos do sabichão da tua turma ou, simplesmente, mesmo para não te esqueceres daquele copo com os teus amigos no meio de tantas sebentas e manuais que tens para ler.

A terceira, e última, prenda seria, sem dúvida, o verdadeiro pack do estudante de Solicitadoria: joelheiras, um terço e uma bíblia. Vais perceber que ao longo da tua licenciatura vais entrar em modo desespero para fazeres aquela cadeira a que toda a gente chumba, sem realmente saberes o porquê.. Por isso, caloiro, antes de desesperares e ires direitinho ao Gabinete, coloca umas joelheiras, pega no teu terço adaptado com post-it’s cheio de artigos e na tua (única) bíblia que é o Código Civil, e reza! Reza até te doer o tutano!! Vais perceber que por vezes o Deus Baco tem piedade de ti e ajuda-te a chegar ao 9,5 de que tanto precisavas naquele exame, mas isto só acontece porque lhe foste verdadeiramente fiel em todas as noites académicas em que, ao longo de todo o semestre, trocaste os dias pelas noites.

Assim sendo, caloirinho (futuro caloiro), desejo-te um excelente Natal, aproveita para comeres a comidinha da Mãe enquanto descansas o fígado! Em breve estarás de volta e ele vai ter muito que trabalhar…

Luísa Gonçalves, finalista de Solicitadoria no Instituto Politécnico de Leiria


Também te pode interessar
Tens alguma dúvida?
Faz uma pergunta à Inspiring.