Decide-te

Natal: O que oferecia um finalista de Dietética a um caloiro do mesmo curso?

Luís Alves Vicente
Editor Inspiring Future
20 Dezembro 2016

Falámos com a Ana Marques sobre a licenciatura em dietética. Se te interessas por este curso que está tão em voga, não percas a oportunidade para ler mais sobre os vários aspetos da licenciatura. E o presente que a Ana promete é dos bons! Espreita!

Se me pedissesem para descrever o curso de dietética numa palavra, eu diria prático, já que permite ter uma visão geral do modo de atuação do profissional em todas as suas áreas, tais como a nutrição clínica, a nutrição comunitária e a restauração coletiva.

Atualmente as dietas estão na moda não tanto por questões de saúde mas mais por uma questão estética, no entanto, há que ter em atenção que a nutrição é muito mais que isso. Como tal, um profissional de dietética na área clínica não se limita às consultas de emagrecimento, podemos também reverter situações de doença ou até evitar o agravamento da mesma, seja em contexto hospitalar ou não. Por outro lado, na área da nutrição comunitária, somos responsáveis por desenvolver e implementar estratégias de promoção de saúde e prevenção de doenças. Por fim, na restauração coletiva somos responsáveis pela elaboração de ementas, organização e gestão de serviços de alimentação e por assegurar a sua higiene e segurança alimentar.

Para além destas áreas de atuação, podemos ainda desempenhar um papel importante na investigação e inovação alimentar. Já alguma vez imaginaste comer caviar de couve roxa? Ou bolachas com sabor a piza? Mais ainda, até há bem pouco tempo os produtos sem glúten ou sem lactose não existiam, o que comiam as pessoas com alergias a estes nutrientes?

Já agora e visto que estamos numa época natalícia, um dos presentes que este curso te pode oferecer é emprego. Os profissionais de dietética podem atuar em imensos locais tais como hospitais, centros de saúde, lares, creches, misericórdias, ginásios, clubes desportivos, indústrias alimentares, hotéis, autarquias, entre muitos outros. Além disso, dada a abrangência deste curso e o facto de, na mesma instituição, poderes desenvolver diversas áreas, nunca terás um dia igual ao anterior, já viste a sorte?! Para não falar que te permite conhecer novas pessoas com frequência.

Mas isto é apenas um cheirinho do que é o curso de dietética. Se queres saber mais, arrisca e vem conhecê-lo! Pega no avental, junta a tua imaginação e vem descobrir as maravilhas da alimentação! ;)


DEIXA UM COMENTÁRIO

Tens alguma dúvida?
Vamos ajudar-te a esclarecê-la!