Decide-te

Natal: O que oferecia um finalista de Biologia a um caloiro do mesmo curso?

Luís Alves Vicente
Editor Inspiring Future
19 Dezembro 2016

Hoje vemos as dificuldades inerentes à licenciatura de Biologia. Se estás interessado em proseguir estudos nesta área lê com atenção o que os colegas da Joana Bordalo escreveram sobre a licenciatura!

Caloiro! Iniciante da vida universitária! Chegaste agora a esta altura do semestre em que já foste a umas quantas festas, já arranjaste o teu grupo de amigos, tens algumas sebentas, tens os apontamentos em dia, com mais ou menos uma semana de atraso e já criaste uma rotina no mundo universitário. E, aqui entre nós, sabemos que é espetacular ter esta liberdade quanto às aulas. Por outras palavras e como se costuma dizer “a vida é boa”, mas é claro, não há bela sem senão! Refiro-me, é claro, à época de exames.

Mas esta altura não é tão horrível como se diz! Bem… também não é nenhuma festinha na cabeça. É o que é, apenas o pessoal vai adiantando trabalho e depois vê-se aflito. Portanto, aqui de veterano para cadete, e sendo época natalícia, vou oferecer-te 3 prendas para conseguires arrasar nos exames, sempre com o descanso apropriado, claro…

A primeira é 80% daquilo que precisas e por acaso a mais baratita. Esquece, é grátis, mas isto está difícil de finanças, por isso vais ter que dar um desconto. Mas tem cuidado com ela porque é muito frágil. É a concentração. Ela é como o comando da TV, metade das vezes não se sabe onde está e mete uns nervos se não o encontramos. E pode estar perdido por horas ou durante dias! Senta-te à frente do livro, pc, etc., e desliga-te de tudo o que não cai no exame. Não há fórmula. Sempre foi assim e sempre será. Organiza lá o dia e ganharás rotina. E com a rotina as coisas entrarão na cabeça.

Mas se não saíres de casa, a rotina vai tornar-se entediante e vais “desligar-te” facilmente. Existem imensos espaços de estudo, tanto na faculdade ou perto dela, como outros mais distantes. Compensar o estudo feito em casa com uma alteração de estabelecimento ajuda a estudar com mais concentração, afastado de todas as distrações que possas ter em casa. Então com um passe de metro e autocarro não terias desculpa para não sair de casa e podes sempre arejar um bocado e mudar as vistas.

Mas às tantas vai aparecer a luz de sobreaquecimento e vais ter que parar. Cada um tem a sua escapatória aos estudos, mas eu oferecer-te-ia um guia de uns quantos cafés e bares para sair à noite para reunir com os colegas. Assim aproveitas para ouvires os outros dizerem “ahh ainda nem cheguei a essa parte”, bem sabemos que alivia sempre um bocado…


DEIXA UM COMENTÁRIO

Tens alguma dúvida?
Vamos ajudar-te a esclarecê-la!