Redatora com Futuro

Estudar na véspera: sim ou não?

Categoria: Mãos à obra

Uma das grandes questões da vida, quiçá a mais importante para os estudantes de todo o mundo é se se deve estudar na véspera do teste ou se isso vai causar o pânico.

Ora bem. Se estudar na véspera de um exame ou teste importante for sinónimo de rever a matéria e consolidar conhecimentos: 🤓 pode resultar. Se, por outro lado, significar deixar tudo para última e tentar decorar a matéria toda umas horas antes do veredito final:  😱 estás tramado.

Mas… a verdade é que, às vezes, por muito que estudes, a véspera pode ser um dia fulcral para obter bons resultados; ou porque não tiveste tempo suficiente, ou porque ainda não estás suficientemente à vontade com a matéria, ou mesmo porque a ansiedade é tanta que não consegues relaxar.

Este artigo foi escrito por uma Redatora com Futuro, que escreve connosco depois de se ter candidatado! Se queres ver os teus texto publicados no nosso site, carrega aqui.

 

 

Sejam quais forem as tuas razões, tenta seguir estas dicas que te vão ajudar a rentabilizar da melhor maneira A Véspera:

- Troca o café e as bebidas energéticas por água. A cafeína pode deixar-te mais ansioso e irritado, ao contrário da água que é essencial para manter o corpo hidratado diminuindo assim a fadiga.

- Come alimentos que te deem mais energia como fruta, iogurtes, cenoura, frutos secos…

- Estuda em ambientes calmos e que não te causem distrações.

 

 

- Faz pausas. Apesar do tempo ser escasso, o cansaço pode ser o teu maior inimigo. É necessário esticar as pernas e aliviar o cérebro durante uns minutos.

- Foca-te no mais importante. Já não tens tempo para decorar tudo ao pormenor. Define um plano de estudo coerente e tenta passar por todos os tópicos focando-te no que realmente interessa.

- Dorme. Ir descansado e com a cabeça fresca para um teste é meio caminho andado para uma boa compreensão do mesmo.

Boa Sorte!

 


Também te pode interessar
Tens alguma dúvida?
Faz uma pergunta à Inspiring.